• 19/11/2018
  • por Gilberto Lira

Saúde

Prefeito de Cajazeiras defende regularização de médicos formados no exterior: "Tem que fazer o Revalida para trabalhar"

Prefeito de Cajazeiras defende regularização de médicos formados no exterior: "Tem que fazer o Revalida para trabalhar"

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), saiu em defesa do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e reafirmou que também defende que os médicos formados em outros países, sem exceção, terão que fazer o revalida para estarem aptos ao trabalho no Brasil.

Por telefone direto de Brasília onde cumpre agenda administrativa, o gestor cajazeirense participou do programa de estreia do radialista Paulo Feitoza na manhã desta segunda-feira (19) na Rádio Cidade FM, onde comentou o fim da parceria com o governo cubano que resolveu não mais liderar os seus médicos.

“Não sou contra o trabalho dos cubanos, mas a regra deveria ser para todos os profissionais. Sou médico e sei o que estou falando. Meu genro e minha filha terminaram na Argentina e tiveram que fazer o Revalida.

O Revalida é um exame nacional exigido por formados no exterior que queiram exercer a medicina no país. No âmbito do Mais Médicos, contudo, a revalidação do diploma é dispensada para médicos intercambistas, independentemente da nacionalidade, nos três primeiros anos de participação no programa. A dispensa consta na lei número 12.871, que criou o Mais Médicos, sancionada por Dilma Rousseff (PT) em 2013

Em 2016, por meio da lei número 13.333, o presidente Michel Temer (MDB) prorrogou o prazo de dispensa do Revalida por mais três anos para os participantes que renovam o vínculo com os Mais Médicos. As dispensas valem para todos os participantes, inclusive brasileiros, que tenham se formado em medicina em outros países.

Comentários