• 12/08/2022
  • por Resenha Politika

Homenagem

Prefeito de Cajazeiras inaugura Espaço Cultural Eliézer Rolim

Prefeito de Cajazeiras inaugura Espaço Cultural Eliézer Rolim

Uma noite histórica para a cultura de Cajazeiras! Assim pode ser definida a inauguração do Espaço Cultural Eliézer Rolim nesta quinta-feira (11). O prefeito José Aldemir inaugurou a obra, ao lado de familiares do teatrólogo falecido em fevereiro deste ano, de autoridades e do público que lotou as dependências do local. O Espaço abriga a Secretaria de Cultura e Turismo, a Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL) e um Salão de Arte Contemporânea. Na noite de inauguração, houve exibição de filmes, apresentações teatrais, shows musicais e abertura de exposições.

 

A mesa do evento foi formada pelo prefeito José Aldemir, presidente da Câmara, Eriberto Maciel, presidente da CDL, Alexandre Costa, secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, Rosângela Miná Rolim (viúva do homenageado), Kauê Rolim (filho do homenageado), Clizenir Pinheiro (irmã de Ubiratan di Assis) e Mariana Moreira (jornalista, professora e membro da ACAL).

 

O primeiro a falar foi Ubiratan di Assis, que destacou as ações do prefeito José Aldemir voltadas para a cultura, sem esquecer dos investimentos em outros setores. O secretário não conseguiu concluir sua fala, emocionado pela homenagem a Eliezer Rolim. Sua irmã, Clizenir, continuou, falando sobre a trajetória do homenageado. Eriberto Maciel ressaltou a importância da criação do Espaço Cultural para as artes cajazeirenses. Rosângela e Kauê falaram sobre como Eliézer Rolim amava Cajazeiras e descreveram um pouco seu início no teatro da cidade. José Aldemir encerrou a sessão de discursos e se emocionou, ao falar das ações de sua gestão, da homenagem a Eliézer Rolim e, também, a José João da Silva, avô do prefeito e mestre de obra do prédio onde está instalado o Espaço Cultural.

 

Após os discursos, foram realizados diversos eventos culturais. O último filme feito por Eliézer Rolim, em parceria com sua filha Miná, foi exibido para o público, emocionando a todos pela trajetória do artista mostrada na tela. Em seguida, apresentação do espetáculo "Trinca mais não quebra", texto de Eliézer Rolim com encenação de artistas da terra, como Francisco Ernandez, Rivelino Martins, Orlando Maia e Wanderley Figueiredo. O cantor Riba encerrou a noite com apresentação musical. O Espaço Cultural tem exposição fotográfica da trajetória de Eliézer Rolim e mostra sobre Zé do Norte que a partir de hoje estará aberta à visitação pública.

 

Eliézer Rolim era graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 1986), com mestrado (2001) e doutorado em Artes Cênicas pela universidade Federal da Bahia e pela École Nationale de Architeture de Grenoble, na França (2013). Atuando no cinema como produtor, roteirista e diretor, ele recebeu diversos prêmio e era conhecido nacionalmente pelas suas obras. No cinema ganhou destaque como realizador dos filmes "Eu Sou o Servo", "O Sonho de Inacim" e "Beiço de Estrada". Eliézer morreu de embolia pulmonar e consequências da Covid-19.

Comentários