• 10/03/2021
  • por Resenha Politika

Pandemia

Prefeitura de Cajazeiras publica decreto com as mesmas limitações do Governo da PB, mas muda horário do comércio

Prefeitura de Cajazeiras publica decreto com as mesmas limitações do Governo da PB, mas muda horário do comércio

A Prefeitura de Cajazeiras publicou nesta quarta-feira (10) um decreto que impõe novas restrições à população do município com o objetivo de impedir uma maior propagação da pandemia de coronavírus. Cajazeira está na bandeira laranja do Plano Novo Normal do Governo da Paraíba e as regras impostas na cidade são as quase todas as mesmas do decreto estadual.

As principais mudanças estabelecem horários para comércio. O prefeito José Aldemir (PP) determinou que o comércio de segunda á sexta-feira, cumpra o horário: das 7 ás 11h, e na parte da tarde, funcione das 13h e até as 17h. No sábado e domingo, todos os estabelecimentos ficam fechados, com exceção dos serviços essenciais como supermercados, farmácias, lojas de conveniência, postos de combustíveis e outros. Restaurantes em terminal rodoviário e lanchonete em rodovias federais e estaduais podem funcionar com delivery, sem consumo no local. 

Já o sistema de delivery e retirada no restaurante, pizzaria, hamburgueria e afins, está permitido até à 21h30. Consumo de bebidas alcoólicas está proibido em qualquer estabelecimento assim como a comercialização após os horários por meio de delivery. O documento também proíbe a circulação de pessoas com toque de recolher das 21h30 até às 5h. As medidas seguem o horário de Brasília.

Para evitar aglomerações seja em local público ou privado, o decreto proíbe atividades de lazer como em bares, clubes, festas particulares e jogos esportivos.

As instituições bancárias além de manter o controle de fluxo interno e externo, devem obrigatoriamente disponibilizar tendas na parte externa. Os cultos e missas continuam proibidos de forma presencial.

O documento cobra ainda ações de segurança e higiene para o comércio em geral. Aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool 70%, meios de higienização, controle de fluxo, marcas de distanciamento e a proibição do uso de provadores, são medidas que devem ser seguidas.

Quem descumprir as exigências  estará sujeito a penalidades como notificações, multas de até R$ 50 mil, interdição em casos de reincidência e cassação de alvará, além de responsabilização civil e até criminal.

As restrições poderão ser ampliadas, a qualquer momento, caso o cenário epidemiológico do município piore. Ou caso a população desconsidere as atuais diretrizes.

Resenha Politika

Comentários