• 11/12/2019
  • por Resenha Politika

Educação

Prefeitura de João Pessoa lança novo edital para contratação de professores

Prefeitura de João Pessoa lança novo edital para contratação de professores

Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), abriu um novo processo seletivo para mobilidade de professores que desejam atuar na Escola Municipal Bilíngue Dom José Maria Pires, localizada no Alto do Mateus. As inscrições, que começam a partir das 8h desta quarta-feira (11) e vão até as 23h59 da próxima segunda (16), é destinada aos servidores efetivos do quadro de pessoal da Sedec. Somente será admitida inscrição via internet, através do endereço eletrônico: [email protected].
 
O intuito é de fomentar as políticas de valorização dos professores e profissionais da educação, priorizando a educação integral bilíngue a partir da integração curricular e o desenvolvimento de competências e habilidades tanto cognitivas, culturais quanto socioemocionais.
 
O edital completo pode ser acessado no link: https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/editais?id=225 .
 
Como fazer – O candidato deverá preencher um formulário de inscrição que consta no edital. Ele terá ainda que anexar o currículo profissional, uma cópia digitalizada do documento de identificação pessoal com foto, carteira profissional, carteira de habilitação e os documentos exigidos no processo seletivo.
 
Etapas da seleção – esta fase consiste em análise dos dados fornecidos no preenchimento da ficha de inscrição. Serão analisados dados referentes à formação profissional e acadêmica dos candidatos. A análise desses dados será feita pela Comissão Interna de Seleção a fim de verificar o preenchimento correto de todos os campos e envio dos documentos solicitados. Após a verificação de todo o processo, haverá a publicação da Lista de Inscritos no site da PMJP e Portal da Transparência.
 
Primeira etapa – a primeira etapa constará de uma entrevista ou uma microaula (aula expositiva) na língua inglesa, que deverá ter duração mínima de 15 minutos, ficando a critério do candidato a utilização de recursos materiais/tecnológicos que achar necessário, seguida de arguição de até cinco minutos por parte da banca, constituindo, assim, uma etapa de caráter eliminatório e classificatório.
 
Segunda etapa – a segunda etapa será constituída da análise de experiência em escola bilíngue regular, com comprovada atuação na língua inglesa. Cada semestre letivo de experiência equivale a cinco pontos, sendo o limite máximo cinco semestres letivos de experiência, totalizando, no máximo, 25 pontos. Entende-se como semestre letivo a atuação em dois bimestres enquanto professor.
 
Terceira etapa – a terceira e última etapa será constituída da análise da participação em eventos, cursos ou formações de caráter acadêmico ou profissional em que o bilinguismo tenha sido trabalhado ou discutido. Participações em eventos, cursos ou formações com menos de 20h valerão cinco pontos e superiores a 20h valerão 10 pontos, sendo 30 pontos a pontuação máxima. Somente serão consideradas as participações devidamente comprovadas através de certificado, declarações ou documentos afins, dos últimos três anos a partir do lançamento deste edital de mobilidade interna
 
Local de prova – as avaliações serão aplicadas nas datas 20 e 21 de dezembro de 2019, no Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), situado na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, nº 1840, no bairro dos Expedicionários, em João Pessoa, no horário a ser designado pela Comissão, podendo ser no turno da manhã (das 08h às 12h) ou tarde (das 14h às 18h).

Comentários