• 02/12/2020
  • por Gilberto Lira

Lixo

Prefeitura de São José de Piranhas cumpre TAC, acaba com o lixão e detalha projeto

Prefeitura de São José de Piranhas cumpre TAC, acaba com o lixão e detalha projeto

A Prefeitura de São José de Piranhas não tem mais lixão. O termo de ajustamento de conduta (TAC) para a recuperação das áreas degradadas pelo depósito de dejetos a céu aberto está sendo cumprindo desde 1º dezembro data limite acordada pelo Ministério Público Estadual e 47 cidades sertanejas da Paraíba. Agora todo lixo coletado por dia, cerca de 10 toneladas, está sendo transportado em carros compactadores para um aterro sanitário privado na cidade de Sousa.

Conforme informações do Thiago Sobral, secretário de Administração, o acordo foi assinado em novembro de 2019. As reuniões de assinatura foram realizadas nos municípios com a presença do procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho; do procurador de Justiça Francisco Sagres; e do promotor Raniere Dantas (coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente). Também participou o secretário executivo da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Pedro Dantas.

Thiago explicou que o prefeito Chico Mendes (Cidadania) tem dado um grande apoio a associação deos catadores de recicláveis e que a contrapartida da Prefeitura vem ajudando muito na coleta.

Sobre os serviços prestados pelo aterro sanitário, o secretário afirmou que a Prefeitura realizou uma dispensa de 60 dias e estará lançando uma licitação na modalidade pregão para a celebração de um contrato permanente com a empresa ganhadora.

Tudo está sendo acompanhado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Ministério Público Federal. O nosso município está fazendo a sua parte e cumprindo o que foi acordado. Vamos avançar e teremos em breve mais resultados deste projeto,” disse o prefeito Chico Mendes.

Resenha Politika

Comentários