• 11/01/2021
  • por Resenha Politika

Pandemia

Prefeitura de São José de Piranhas prepara estrutura e plano municipal de vacinação contra Covid-19

Prefeitura de São José de Piranhas prepara estrutura e plano municipal de vacinação contra Covid-19

A Prefeitura de São José de Piranhas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, está se preparando para publicar o Plano Municipal Plano de Vacinação contra Covid-19, com base nas normas estabelecidas pelos Planos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde (SES), que trabalha na etapa de finalização.

Enquanto isso, a Prefeitura já prepara a estrutura da rede municipal e a logística para a imunização da população assim que a vacina for distribuída. O município vai cuidar da segurança deste imunobiológico, orientar as pessoas e fazer a aplicação, da mesma forma como ocorre em outras campanhas de vacinação.

A secretária Neuma Cavalcanti informou que, no último dia 7 de janeiro, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) participou de uma reunião virtualmente com a SES-PB para falar sobre Plano Estadual de Vacinação contra Covid e discutir toda a organização e logística da chegada da vacina no nosso estado até a distribuição e operacionalização nos municípios.

—  Estamos aguardando a nota técnica do MS, com o tipo da vacina que virá para o nosso estado, o nosso município e também a capacitação dos profissionais. Segundo informações repassadas pelo COSEMS, até a próxima semana o Plano Estadual de imunização da Covid-19 estará sendo liberado.

A vacina em si não tem diferença das que já são disponibilizadas no Programa Nacional de Imunização (PNI), então nada com que se preocupar com a aplicação em si. No entanto, o COSEMS orienta o município a descentralizar o mínimo a vacina para não haver risco de perdas ou desvios. Além disso, orientar as pessoas quanto ao plano vacinal, já que nesse primeiro momento será exclusivamente para os grupos prioritários sem poder haver nenhum tipo de exceção.

O prefeito Chico Mendes determinou que haja um esforço concentrado dos profissionais que compõem a Secretaria Municipal de Saúde para que, assim que a vacina chegar na cidade, o município esteja totalmente preparado para aplicar as doses nos grupos prioritários da população.

Radar Sertanejo

Comentários