• 10/01/2021
  • por Resenha Politika

Incentivo

Prefeitura inicia processo de entrega de 7 mil mudas de coco nos Núcleos Habitacionais e São Gonçalo

Prefeitura inicia processo de entrega de 7 mil mudas de coco nos Núcleos Habitacionais e São Gonçalo

A Prefeitura de Sousa, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou na útima sexta-feira (8) o processo de entrega de 7 mil mudas de coco aos agricultores dos Núcleos Habitacionais e São Gonçalo. A ação faz parte do calendário de ações e inaugurações de mês de janeiro.

O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, fez questão de participar da entrega das primeiras mudas, no Núcleo Habitacional I. O gestor sousense esteve ladeado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Zenias Alves, dos vereadores Eugênio Rodrigues, Novinho de Carlão e Diógenes Ferreira, além de alguns auxiliares da gestão e produtores da localidade.   

O gestor sousense afirmou que a entrega das mudas faz parte de um projeto da gestão municipal de incentivar os produtores de coco. Ele enfatiza que Sousa foi a maior produtor da cultura no Estado, que devido à escassez pela falta de chuvas, a produção declinou. Tyrone ainda frisou que se sente entusiasmado para Sousa voltar a ser um dos maiores produtores de coco do país. Ele citou a conclusão da obra da transposição do Eixo-Norte do Rio São Francisco como uma alternativa para que o produtor possa voltar a investir. “Nosso intuito é que Sousa volte a ser destaque através da produção de coco. Com políticas de investimentos isso é possível”, disse Tyrone.   

Por sua vez, o secretário Zenias Alves elogiou o incentivo da gestão e o comprometimento do prefeito Tyrone em procurar incentivar os produtores de toda a região de São Gonçalo. "Todos aqui lembram que, além de abastecer o Nordeste, o coco de Sousa também era vendido para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. No auge da produção, o município teve 1,2 mil hectares de área dominados pelos coqueirais. Quinhentos agricultores sobreviviam com a atividade. Infelizmente, hoje a realidade é outra, mas poderemos reverter. Como o prefeito Tyrone falou, nosso objetivo é que Sousa volte a produzir”, pontuou.   

Comentários