• 15/11/2018
  • por Resenha Politika

Prima participa do Pré-Bienal Funarte de Música e Cidadania e etapa regional acontece em João Pessoa

Prima participa do Pré-Bienal Funarte de Música e Cidadania e etapa regional acontece em João Pessoa

O Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), gerido pelo Governo do Estado da Paraíba, participará da etapa regional da Pré-Bienal de Música e Cidadania, uma iniciativa da Fundação Nacional de Artes (Funarte), que visa dar visibilidade a projetos que fazem diferença na vida de crianças, jovens e adultos, por meio da música. A etapa Nordeste da Pré-Bienal acontecerá nesta sexta-feira (16) e sábado (17), no Casarão dos Azulejos (sede do Prima), na rua Conselheiro Henrique, n. 159, centro de João Pessoa.

 

O programa Prima tem como objetivo principal a promoção do acesso à educação musical de crianças e adolescentes que residem em áreas de fragilidade socioeconômica, o que lhe credencia para participar da Pré-Bienal de Música e Cidadania, uma das principais ações em prol da sociomusicalização.

          

Milton Dornellas, diretor geral do Prima, lembra que o Programa esteve presente na primeira edição da Pré-Bienal, que aconteceu em 2017. “Foi nesta edição que tivemos a oportunidade de mostrar o alcance e a força do Prima, que está entre os quatro maiores projetos de sociomusicalização do país. Além disso, solicitamos na época que a edição 2018 contemplasse a Paraíba e agora estamos colhendo os frutos desse diálogo”, lembrou Milton.

 

A etapa Sudeste da Pré-Bienal Funarte de Música e Cidadania aconteceu em Porto Alegre (RS) nos dia 8 e 9 de novembro. Foram inscritos 58 projetos nas duas etapas (Sudeste e Nordeste), sendo 25 para o evento em João Pessoa. Os dois momentos surgem como um espaço de troca de experiências e definição conjunta da pauta para a próxima Bienal.

 

Confira a programação:

 

16/11/18 (SEXTA-FEIRA)

8h30 – Boas-vindas e credenciamento

9h – Roda de apresentação dos participantes

10h15 – Coffee-break 10h30 – Mesa “Educação Musical e Inclusão Social” • Priscila Santana – Musical/Pedagógica do Prima, Paraíba. • Fernando Vasconcelos • Carlos Magno – Musicoterapeuta

12h30 – Almoço

14h – Apresentação da Orquestra de Piano do Prima

14h15 – Palestra: Ações de fom • Pedro Santos, Gerente Executivo de Articulação da Fundo de Incentivo Gestão de Políticas

15h30 – Coffee-break

15h45 – Oficinas Pedagogia Griô

• Penhinha Teixeira – Griô aprendiz de tradição oral e licencianda em pedagogia da educação do campo na Universidade Federal da Paraíba e Déa Limeira – Arte Educadora. Ensino Coletivo de instrumentos de sopro

• Leandro Serafim – Maestro e Coordenador da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará e suas ações de extensão.

17h15 – Apresentação “Tambores do Olho do Tempo”

 

17/11/18 (SÁBADO)

08h30 – Troca de experiências temáticas

10h15 – Coffee-break

10h30 – Gestão administrativa em projetos sociais

• Milton Dornelas – Compositor e Diretor Geral do Prima, Paraíba

• José Everaldo – Presidente da Fundação Cultural Maestro J. Ratinho, Ceará

12h30 – Almoço

14h – Apresentação – Jovem Guarda, Daiana Castro.

14h15 – Roda de diálogo – ações de fortalecimento da Rede de Música e Cidadania no Nordeste

15h – Criação de Pauta – 2ª Bienal de Música e Cidadania 2019

16h30 – Apresentação da Orquestra Sinfônica do Prima, em Santa Rita *(Cada participante terá 5 minutos para mostrar ou falar algo do seu projeto)

Comentários