• 16/10/2018
  • por Resenha Politika

Educação

Professores da Rede Estadual conquistam prêmios na 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil

Professores da Rede Estadual conquistam prêmios na 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil

Dois professores da Rede Estadual de Ensino da Paraíba foram premiados nas Temáticas Especiais da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB), do Ministério da Educação. A professora Maria Lúcia Oliveira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Manoel Otaviano, na cidade de Olho d’Água, foi contemplada na categoria Ensino Fundamental 1; e o professor Jeimes Ferreira Campos, da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Erenice Cavalcante Fideles, da Cidade de Bayeux, venceu na categoria Ensino Médio. O prêmio tem as etapas Estadual, Regional, Nacional e as Temáticas Especiais, na qual concorrem professores de todo o país.

Na temática ‘Práticas inovadoras de educação científica’, o professor Jeimes Ferreira foi o único selecionado no país com o projeto “Construção de um sistema de filtração, decantação e destilação de efluentes do Lava jato”, e contemplado com uma viagem educativa para Londres, na Inglaterra, em janeiro de 2019, com todas as despesas pagas.

O professor da ECIT de Bayeux garante que o resultado só foi possível devido à dedicação e envolvimento dos alunos. “O projeto nasceu a partir de uma nova metodologia adotada pela Rede Estadual da Paraíba que é voltada para o protagonismo do aluno. Sendo assim, 30 alunos participaram de uma disciplina eletiva que foi baseada em três pontos: imersão, ideação e prototipagem de um problema real identificado pelos alunos. Este projeto foi inscrito no Prêmio como relato dessa prática pedagógica orientada”, explicou Jeimes, acrescentando que o resultado é uma motivação para continuar incentivando os alunos a se envolverem na pesquisa científica no Ensino Médio.

 

A professora Maria Lúcia vai receber R$ 5 mil pelo projeto "Filme na sala de aula: aprendizado para a vida” na temática ‘Boas práticas no uso de linguagens de mídia para as diferentes áreas de conhecimento’, e participar do programa de TV Escola, ‘Professor Presente’. Maria Lúcia foi selecionada juntamente com outros quatro projetos do Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rondônia.

 

Ela conta que “o projeto foi bem proveitoso, pois através de sessões de cinema com filmes que envolviam os temas transversais mais importantes para serem debatidos com os alunos, eu consegui unir o aprendizado desses temas com as disciplinas já trabalhadas no cotidiano. Os alunos puderam desenvolver esse hábito de assistir filmes com a visão para interligar os temas e perceber as mensagens que cada filme queria passar”.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática, o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Comentários