• 15/09/2020
  • por Resenha Politika

Social

Programa Cidadão retoma ações itinerantes para emissão de documentos

Programa Cidadão retoma ações itinerantes para emissão de documentos

O Governo do Estado retomou nessa segunda-feira (14), no município de Araruna, as ações itinerantes do Programa Cidadão. Executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Instituto de Polícia Científica (IPC), o programa tem como principal objetivo viabilizar a emissão gratuita de documentos para a população em situação de vulnerabilidade social.  

Nesta terça-feira (15), a equipe do Programa Cidadão está na cidade de Tacima, seguindo para Cacimba de Dentro (16/09), Dona Inês (17/09) e Ingá (18/09). Em todos os locais, a ação ocorre das 8h às 16h com a oferta dos seguintes serviços: Emissão de RG (1º e 2º vias); Emissão de CPF (1º E 2º vias); Carteira de Trabalho Digital; Foto 3x4 (para os documentos);

O secretário Municipal de Assistência Social de Araruna, André Santana, elogiou e agradeceu a iniciativa do Governo por ter retomado o Programa por sua cidade. "O programa é muito importante porque vem fortalecer a cidadania e a identidade da pessoa. O Registro Geral (RG) é um documento extremamente importante para o cidadão, e Araruna sente-se agraciada e feliz com o reinício do Programa, fortalecendo as ações e parcerias como Governo do Estado", destacou.

"Após 19 anos, hoje eu passo a ser gente", declarou o jovem Adailton Pereira da Silva, definindo assim sua satisfação ao receber seu documento de identificação. Segundo Adailton, vários foram os fatores que contribuíram para não ter buscado o documento, entre os quais "falta de interesse, dificuldades de acesso e o custo para a emissão".

A coordenação do Programa lembra que para a emissão dos documentos a população deve apresentar a Certidão de Nascimento ou a Certidão de Casamento originais, ou ainda cópia autenticada em cartório.  Em cada município, serão emitidos 250 RGs, 200 CPFs, 150 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digitais.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, destaca que a retomada das ações acontece com muita responsabilidade. “Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas. Desde a escolha dos servidores, passando pelos protocolos de saúde a serem seguidos na organização dos locais e na logística do dia. Tudo isso para trazer segurança e tranquilidade para todos. Contudo, contamos com a população de cada município para garantir o sucesso das ações”, enfatiza.

Comentários