• 18/12/2020
  • por Resenha Politika

Agricultura Familiar

Projeto do Campus Patos resgata cultura da pimenta no Sertão paraibano

Projeto do Campus Patos resgata cultura da pimenta no Sertão paraibano

Minimizar os efeitos da pandemia através do resgate da cultura da pimenta no Município de Quixaba-PB. Esse é o objetivo do projeto de Extensão do Campus Patos, intitulado "Agricultura Familiar - Enfrentamento ao COVID19", desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Quixaba, o Sindicato Rural (SITTRAQ) e Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER).

Segundo o coordenador do projeto, Leonardo Navarro, o interesse dos agricultores e o incentivo para o cultivo e comercialização de pimentas no município vêm ganhando projeção a nível estadual. "Desta forma, toda equipe do projeto vem trabalhando seguindo as recomendações de saúde do município, realizando estudos de viabilidade; cadastramento dos agricultores; produção de mudas; preparação de sol; orientações quanto ao transplante, adubação, irrigação, controle de doenças e pragas; além de colheita, beneficiamento e comercialização dos produtos", explica.

Ao longo da execução do projeto, devem ser distribuídas cerca de 10.000 mudas de pimenteiras de diversos tipos aos agricultores. As mudas estão sendo produzidas em estufas localizadas no município de Teixeira devido às altas temperaturas do município de Quixaba e a falta de infraestrutura para produção de mudas, garantindo, com isso, uma melhor qualidade. "Acreditamos na importância de fortalecer a cultura da agricultura sertaneja da produção de pimentas no município e usá-la como ferramenta para florescer empreendimentos locais, além de encorajar agricultores e familiares a se manter conectados com suas raízes. Esperamos que em breve todos os efeitos da pandemia sejam superados e nossos agricultores retornem suas atividades normais, enquanto isso, vamos plantando a semente a ser colhida no amanhã", finaliza o coordenador.

Verônica Rufino - com informações da coordenação do projeto

Comentários