• 25/11/2019
  • por Resenha Politika

Socialista

PSB vê PT isolado e critica estratégia do partido para eleições

PSB vê PT isolado e critica estratégia do partido para eleições

“Ambos os extremos estão perdendo a racionalidade. Pior coisa que pode acontecer para a democracia é essa guerra que aparenta ser entre o bem e o mal. A polarização não é inteligente, está faltando bom senso”, afirmou à coluna o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

Enquanto o PT se reafirma, após o congresso partidário ontem, como líder exclusivo da esquerda contra Bolsonaro,  o PSB abre outra frente em busca de espaço.
 
Vai realizar esta semana a Conferência Nacional de Autorreforma  para construir um discurso fora da polarização. Quer algo forte que encontre ressonância no eleitorado.
 
O PSB, como outros partidos que fazem oposição a Bolsonaro, não quer orbitar ao redor do PT. “Temos vida própria e uma história anterior de construção de esquerda no país.”
Siqueira critica a estratégia petista de candidaturas próprias para as eleições municipais do ano que vem, anunciada no Congresso do PT.
Para as próximas eleições municipais, o PSB pretende estar mais próximo do PDT, e conversa com PV e Rede.
 
Acredita que é possível estar com o PT, mas se este ficar mais aberto. “O PT está num indicativo isolacionista . Mas a vida não é de mão única. É preciso também apoiar para ser apoiado.”
 
No centro do debate do PSB está a crise do sistema partidário. A perda de força de legendas tradicionais para partidos esvaziados de quadros é o que leva o PSB a uma autoanálise.
 
Reestruturar passa diretamente por democratizar a participação, segundo Siqueira.

Comentários