• 26/12/2018
  • por Resenha Politika

ALPB

RC, João e deputados fecham questão por apoio a Galdino, antecipação do segundo biênio e voto aberto na eleição da Mesa da ALPB

RC, João e deputados fecham questão por apoio a Galdino, antecipação do segundo biênio e voto aberto na eleição da Mesa da ALPB

O governador Ricardo Coutinho (PSB) e o governador eleito João Azevêdo (PSB) se reuniram com 19 deputados estaduais, integrantes da base aliada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na manhã desta quarta-feira (26), na Granja Santana. Na ocasião, os líderes do PSB no Estado orientaram os parlamentares quanto a necessidade de aprovação de projetos de interesse do Executivo em tramitação na Casa de Epitácio Pessoa. Eles também fecharam questão em torno dos próximos processos eleitorais da Mesa Diretora da ALPB.

 

Na oportunidade, ficou praticamente fechado o apoio da bancada ao deputado Adriano Galdino (PSB) para presidir à Assembleia no biênio 2019/2020. Outra questão definida é a antecipação já para o início de fevereiro, do processo eleitoral que escolherá a Mesa Diretora da ALPB no biênio 2021/2022. O nome para o segundo biênio, porém, ainda não é consenso.

 

A informação foi confirmada pelo deputado Ricardo Barbosa (PSB), que esteve presente na reunião. O parlamentar, inclusive, é o autor da polêmica Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2015, que dispõe sobre o fim da reeleição de presidentes do Poder Legislativo, que teve a votação anulada pela Presidência da ALPB, por conter “vícios regimentais”.

 

“Acho que passará a eleição conjunta, ou seja, os dois biênios decididos em uma única eleição. Esse sentimento tá me parecendo majoritário dentro da discussão que participei”, disse Ricardo Barbosa, em entrevista à Rádio Correio FM.

 

VOTO ABERTO

Outro ponto decidido durante a reunião foi a possibilidade de votação aberta no processo de escolha das duas próximas mesas diretoras. A informação foi confirmada pelo deputado estadual João Bosco Carneiro Júnior (PPS), que afirmou que a bancada de situação deverá apresentar um projeto de Resolução propondo a alteração no Regimento Interno da ALPB, possibilitando a instauração do voto aberto.

“O que ficou combinado é que, a partir de agora, esse processo de eleição da Mesa Diretora, tanto no primeiro quanto no segundo biênio, vai ser tratado, a partir de janeiro, através de projeto de Resolução no sentido do voto aberto para escolha do presidente e dos demais integrantes da Mesa Diretora”, disse.

WScom

Comentários