• 05/09/2020
  • por Resenha Politika

Transposição

Reparos em Jati estão sendo feitos e canal Caiçara - Engenheiro Avidos será concluído em meados de 2021

Reparos em Jati estão sendo feitos e canal Caiçara - Engenheiro Avidos será concluído em meados de 2021

Até meados de 2021, as obras de construção do canal Caiçara-Engenheiro Avidos, em Cajazeiras, deverão estar concluídas. As obras do canal do ramal do Vale do Apodi, que levará água de Caiçara até a região do Apodi, no Rio Grande do Norte, numa extensão de 120 km, estão em fase de licitação do projeto, e deverão ser iniciadas em breve. A reparação dos danos causados pelo rompimento de uma estrutura de concreto que abastece o reservatório de Jati, no Ceará, que restabelecerá o fluxo de água no sistema, está sendo feita em ritmo regular, mas, ainda sem previsão de conclusão desse serviço. No entanto, os técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional asseguraram que, apesar do problema, não haverá qualquer empecilho quanto a liberação da água para Cajazeiras, o que poderá ser feito através de outras alternativas. Essas foram algumas das conclusões de uma visita técnica realizada nesta sexta-feira (04), pela Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB, representada pelo deputado Jeová Campos, presidente da Frente. O deputado estadual, Francisco do PT (RN) também integrou a comitiva.

 Num primeiro momento, foi visitado o reservatório Jati, no município de Jati (CE), mais especificamente no local onde houve o rompimento de uma estrutura de concreto. Em seguida, o grupo visitou as obras de construção do canal que interligará os reservatórios de Caiçara e Engenheiro Avidos, no município de Cajazeiras (PB). “Viver esse momento singular, vendo as águas em Jati e essa construção da ponte que faltava para as águas chegarem em Engenheiro Ávidos e assim perenizar o Rio Piranhas e fazer chegar as águas no Rio Grande do Norte é uma experiência singular”, disse o deputado Jeová Campos que não resistiu e se molhou nas águas do Velho Chico, em Jati.

O parlamentar paraibano, que ficou satisfeito com o atual ritmo das obras que foram visitadas, lembrou que esse trabalho de coalização de forças políticas em prol do andamento das obras da transposição, começou ainda em 2015 e que a ALPB foi protagonista de primeira hora desta ação. “A ação da ALPB, que desde março de 2015, constituiu a Frente Parlamentar da Água e fez a primeira visita técnica naquele mesmo ano, colocou a Assembleia paraibana no protagonismo dos debates sobre a importância da conclusão das obras da transposição e da construção do canal Caiçara-Engenheiro Ávidos”, lembrou o deputado, reiterando que naquela época não se tinha nem o esboço deste projeto. De lá para cá, segundo Jeová, com a mobilização de forças políticas da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, de várias idas a Brasília e de outras visitas técnicas, hoje a obra deste canal virou uma realidade.

Para Jeová, a obra do canal é uma conquista das forças políticas do sertão da Paraíba. “Sem dúvida nenhuma, essa obra do canal é uma conquista das forças políticas do sertão da Paraíba. Agora estou eu aqui, surfando na minha felicidade, de ver essa obra tão gigantesca e importante sendo feita aqui, em solo Cajazeirense, em solo piranhense. Poder viver essa situação e ver esse momento que tem a marca e o DNA da boa política desenvolvida pelo nosso mandato, com apoio da Imprensa, dos amigos da OAB, das igrejas, me faz sentir que todos os passos dados até aqui valeram muito a pena”, afirmou o presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB, lembrando do apoio do presidente da Casa, Adriano Galdino, em todas as ações da Frente. 

 Sobre o Eixo Norte

 O Eixo Norte da Transposição constitui-se em um percurso de, aproximadamente, 400 km, com ponto de captação de águas próximo à cidade de Cabrobó (PE). De acordo com o projeto, essas águas serão transpostas aos rios Salgado e Jaguaribe até os reservatórios de Atalho e Castanhão no Ceará; ao Rio Apodi, no Rio Grande do Norte; e Rio Piranhas-Açu, na Paraíba e Rio Grande do Norte, chegando aos reservatórios de Engenheiro Avidos e São Gonçalo, no sertão paraibano, além de Armando Ribeiro Gonçalves, Santa Cruz e Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte.

 

Comentários