• 29/10/2019
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Respiração correta e alimentação balanceada ajudam a conter ansiedade e nervosismo antes da prova do Enem

Respiração correta e alimentação balanceada ajudam a conter ansiedade e nervosismo antes da prova do Enem

A proximidade das provas do Enem gera uma série de sentimentos e sensações capazes de prejudicar candidatos a conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade. Para manter a calma e evitar as crises de ansiedade, especialistas do Hapvida em João Pessoa dão algumas dicas para se chegar ao momento da prova mantendo concentração e calma. A respiração diafragmática unida a uma alimentação leve garante o bom desempenho na avaliação e consequentemente, o sucesso. As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro deste ano.
 
A primeira dica é da psicóloga Danielle Azevêdo. De acordo com ela, é comum que candidatos tenham crises de ansiedade ao se aproximar da data da prova do Enem já que muita coisa está em jogo, como os sonhos, desejo de um futuro promissor e até mesmo o medo de decepcionar os familiares e amigos.  No momento em que o nervosismo bater, o coração estiver palpitando e as mãos frias, ela disse que é a hora de fazer a respiração diafragmática como forma de retomar a concentração.
 
“Se você está vivenciando essa palpitação, taquicardia, esse sentimento de angústia, por achar que não vai conseguir e que está dando um branco naquela hora, é o momento de parar. Solte a caneta inspire, prenda o ar por alguns segundos, e expire o ar de forma mais extensa e devagar. Nesse exercício de respiração diafragmática, o candidato consegue, com algumas repetições, realizar uma técnica discreta, sem que ninguém perceba, fazendo com que ele volte ao estado emocional estável, recuperando a linha de raciocínio. Esse é um exercício para a vida. Respirar corretamente faz toda a diferença”, destaca a especialista.
 
Danielle Azevêdo disse ainda que quando o candidato consegue estabelecer um ritmo de respiração e sair da crise de ansiedade naquele momento, ele volta ao eixo e isso faz com que consiga manter o nível de concentração e raciocínio que estava o afetando pelo nervosismo. “É muito comum, por exemplo, em situações de autocobrança, dessa pressão psicológica que envolve essa necessidade de aprovação, algumas pessoas desenvolverem sintomas de ansiedade ou até mesmo crises de ansiedade durante a prova”, observa.
Alimentação – A nutricionista Paula Trigueiro disse que é indicado refeições leves antes do dia da prova e também no dia. De acordo com a especialista, é essencial refeições ricas em carboidratos complexos como cereais integrais, frutas, aveia, salada crua e arroz integral. “Isso vai garantir mais energia de forma gradual, já que o período da prova é longo e precisamos assegurar essa fonte de energia aos estudantes”, disse.
 
Durante a prova, Paula Trigueiro orientou que os estudantes optem por alimentos que são fontes rápidas de energia como frutas, barras de cereais e até mesmo o chocolate, mas os de 70% de cacau. “Lembrando que é indicado evitar alimentos gordurosos antes e durante a prova”, observa.
 
Outro ponto importante é quanto a hidratação. A especialista lembra que é essencial se hidratar antes e durante a prova, dando preferência a água ou bebidas isotônicas que, segundo ela, também são fontes de energia. “No mais é manter a tranquilidade e realizar uma boa prova”, pondera.

Comentários