• 17/06/2020
  • por Resenha Politika

Recursos

Retenções e bloqueios no repasse do FPM atingem prefeituras de Cajazeiras, Patos e mais 90 na PB

Retenções e bloqueios no repasse do FPM atingem prefeituras de Cajazeiras, Patos e mais 90 na PB

Pelo menos 842 Municípios tiveram retenções no segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de junho, segundo dados do Banco do Brasil; e 776 prefeituras poderão ter bloqueados os recursos da próxima transferência, agendada para o sexta-feira, 19. Por conta do elevado número de atendimentos de gestores com dúvidas, a equipe técnica do Núcleo de Desenvolvimento Econômico da Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica os motivos.

Na Paraíba foram 92 municipíos, incluindo João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

No geral, as retenções ocorrem porque o Município deixou de cumprir obrigações correntes – patronal e/ou segurado – e parcelamentos. Em caso de inadimplência ou atraso no pagamento do Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), as prefeituras podem ter sua cota-parte do Fundo bloqueada. A CNM recomenda que, até termos a regulamentação das suspensões de que tratam a Lei Complementar 173/2020, os Municípios mantenham-se adimplentes nos pagamentos de obrigações correntes e de parcelamentos, de forma a evitar qualquer retenção no repasse do FPM.

A área de finanças da Confederação explica que Pasep não é obrigação objeto das suspensões trazidas pela legislação e que a Portaria 139/2020 do Ministério da Economia (ME) se aplica às competências de março e abril, postergadas para serem pagas junto com as competências de julho e setembro, respectivamente. As competências dos demais meses devem ser pagas normalmente.

O que fazer em casos de bloqueios?

A CNM orienta dois procedimentos básicos a serem tomados: identificar o órgão que realizou o bloqueio por meio do site da Secretaria do Tesouro Nacional (STN); e entrar em contata com o tal órgão para saber como proceder a regularização.

Devido a situação de pandemia do novo coronavírus, a RFB disponibiliza canal de atendimento emergencial para cada Região Fiscal, para que o Ente municipal possa enviar suas solicitações ou regularização das pendências das guias de pagamento. Segue abaixo quadro de informações:

[email protected]  1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO)
[email protected]  2ª Região Fiscal (AC, AM, AP, PA, RO e RR)
[email protected]  3ª Região Fiscal (CE, MA e PI)
[email protected]  4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN)
[email protected]  5ª Região Fiscal (BA e SE)
[email protected]  6ª Região Fiscal (MG)
[email protected]  7ª Região Fiscal (ES e RJ)
[email protected]  8ª Região Fiscal (SP)
[email protected]  9ª Região Fiscal (PR e SC)
[email protected]  10ª Região Fiscal (RS)

Da Agência CNM de Notícias

Comentários