• 04/07/2018
  • por Resenha Politika

Segurança

Ricardo discute ações na área de segurança com representantes de entidades de Campina Grande

Ricardo discute ações na área de segurança com representantes de entidades de Campina Grande

O governador Ricardo Coutinho se reuniu, nesta terça-feira (3), na Granja Santana, em João Pessoa, com representantes de entidades ligadas ao comércio e indústria de Campina Grande. O encontro teve o objetivo de discutir ações para a área de segurança no município. Na audiência, o governador garantiu que vai encaminhar 360 policiais para Campina Grande, entre os mil que forem aprovados no concurso público que está em andamento, aumentando, desta forma, o efetivo local.

 

Além disso, o chefe do Executivo Estadual afirmou que vai acelerar a implantação do sistema de monitoramento eletrônico piloto na cidade, com investimento na ordem de R$ 2,5 milhões. Também foi discutida a instalação de um novo Centro Integrado de Operações (Ciop) em Campina Grande e debatida a necessidade de uma maior fiscalização da lei que obriga os bancos a colocarem dispositivos que inutilizem as cédulas nos caixas eletrônicos, em casos de explosões bancárias.

 

Para Ricardo, a reunião serviu para que o Governo demonstrasse que, mesmo diante de um país conturbado, “a Paraíba é hoje o estado que possui a melhor política pública de segurança. Isso não quer dizer que aqui seja um paraíso, mas significa que estamos progressivamente reduzindo os indicadores, o que é um sinal da boa política pública que implantamos”.

 

Ele ainda ressaltou que os dados mostram que a Paraíba está no caminho certo, executando uma política pública de segurança que é a única no país a conseguir redução, por seis anos consecutivos, do número de homicídios. “O relatório da segurança mostra também que o número de roubos a estabelecimentos em Campina Grande caiu 28% em 2017 e, de janeiro a maio de 2018, o número de crimes violentos contra o patrimônio, caiu 23% na cidade. As forças de segurança estão fazendo seu trabalho e vão se empenhar, cada vez mais, no combate à violência”, disse Ricardo Coutinho.

 

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campina Grande, Carlos Botelho, avaliou que a reunião foi positiva e destacou que as alternativas apontadas pelo Governo do Estado serão importantes para aumentar a segurança em Campina Grande. “As medidas vão criar um senso de segurança e aumentar o efetivo o que contribui para coibir a violência na cidade. Isso para nós é importantíssimo”, ressaltou.

 

Para a deputada estadual Daniela Ribeiro, que também participou da audiência, o encontro foi relevante por discutir um tema importante como é a segurança pública. “Todos estamos com a mesma preocupação que é buscar alternativas para a redução da violência na cidade. Tratamos ainda da questão de explosões a bancos, frisando a lei sancionada pelo governador que trata da obrigação de colocar dispositivos que inutilizem as cédulas em caixas eletrônicos e vamos juntos fiscalizar isso para que os bancos cumpram a medida”, afirmou.

 

Também participaram da reunião o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Cláudio Lima, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Waldson Souza, representantes da CDL, Sindipetro, Sindifarma, Sindicato dos Bancários de Campina Grande, Sindilojas, Fiep, Abrasel e outras entidades campinenses. Uma nova reunião com auxiliares do Governo e representantes de entidades foi marcada para o dia 27 de julho, em Campina Grande.

 

Comentários