• 19/07/2018
  • por Resenha Politika

Saúde

Secretaria de Saúde de Cajazeiras emite nota e nega informações sobre paralisação dos serviços do SAMU

Secretaria de Saúde de Cajazeiras emite nota e nega informações sobre paralisação dos serviços do SAMU

Diante das noticias publicadas em alguns sites de noticias nesta quinta-feira (19), a secretaria de Saúde de Cajazeiras, negou através de nota pública que os serviços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) não estão ameaçados de parar.

O secretário Cristovão Pinheiro, tranquilizou a população e reinterou o compromisso da Governo Municipal em acompanhar todos os trâmites de funcionamento, resoluções e adaptações do órgão que é coordenado por uma gestão tripartite. 

Nota: 

O Ministério da Saúde baixou a portaria 288 em 12 de março de 2018 acrescentando 2 códigos na alimentação no sistema SIA/SUS  das Centrais  de Regulação de todos os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência. O não atendimento as modificações poderiam acarretar no bloqueio da verba enviadas as centrais. Na última quinta-feira dia 12 de julho foi baixada outra portaria com a lista das centrais que teriam seus recursos bloqueados, dando o prazo pra regularização das informações.

A secretaria de Saúde de Cajazeiras juntamente com o SAMU entrou em contato com Brasília e regularizou as informações no sistema. Enfatizando que a regularização necessária nas informações era referente o recurso da Central de Regulação e não das ambulâncias básica e a Unidade se Suporte Avançado. Portanto, a população pode ficar tranquila que não existe nenhum risco de SAMU deixar de funcionar.

Comentários