• 17/07/2019
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Secretaria de Saúde de Cajazeiras implanta Prontuário Eletrônico do Cidadão nas UBS do município

Secretaria de Saúde de Cajazeiras implanta Prontuário Eletrônico do Cidadão nas UBS do município

A Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria de Saúde, iniciou a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
A primeira a receber o PEC foi a UBS do bairro Tancredo Neves, na zona norte e, em breve, as demais unidades irão receber o mesmo sistema.
Com isso, o atendimento será mais eficiente, tendo em vista que os processos de encaminhamento na própria unidade onde a pessoa estiver sendo atendida ou para outras unidades ocorrerão dentro do próprio sistema, garantindo mais segurança nas informações e encaminhamento dos usuários.
Segundo o secretário de saúde, Helano Segundo, a implantação nas demais unidades será por etapas.
"Temos uma previsão de implantar o sistema em uma unidade por mês, garantindo a estrutura e capacitação daqueles que vão operar o sistema", revelou ele, ressaltando que Cajazeiras conta são 24 equipes de saúde da família na zona urbana e rural.

O que é Prontuário Eletrônico:
 

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.

A plataforma eletrônica facilita o acesso à informação de cada cidadão de forma individual ou coletiva, sendo possível acompanhar o histórico de eventos de saúde, mesmo os realizados através de fichas (Coleta de Dados Simplificada - CDS). O profissional da UBS tem acesso ao sistema por meio de computador ou tablet utilizando um navegador de internet.

Comentários