• 17/02/2020
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Secretaria de Saúde de São José de Piranhas discute novo modelo de financiamento da atenção básica

Secretaria de Saúde de São José de Piranhas discute novo modelo de financiamento da atenção básica

A Prefeitura de São José de Piranhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu, nesta segunda-feira (17), os profissionais de saúde da AB para participarem de uma palestra no auditório de Centro Administrativo, que teve como temática “O Novo Financiamento da Atenção Básica”. A palestra foi ministrada pela apoiadora do COSEMS-PB, Cristiane Formiga.

Durante o evento, os profissionais coordenados pela secretária de saúde do município, Neuma Cavalcanti de Figueiredo, puderam expor suas dúvidas e preocupações relacionados à temática abordada sobre o novo modelo proposto pelo Ministério da Saúde.

Na gestão do prefeito Chico Mendes a determinação é que os serviços de melhorias para área da saúde sejam ampliados, dentro do que for possível, com o suporte de recursos do município.

O novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde para garantir a universalidade do SUS. Essa proposta prevê que os municípios recebam os recursos de acordo com os resultados que ele alcança, para isso será necessário que cada secretaria municipal de saúde tenha o cadastro de seus habitantes.

A secretária de saúde lembra que a perspectiva é melhorar e fortalecer o atendimento na atenção primária fazendo com que o município receba por desempenho e por captação, como projeta o Ministério da Saúde.

Radar Sertanejo

Comentários