• 19/05/2022
  • por Resenha Politika

Secretaria de Saúde discute ampliação dos serviços de oncologia no sertão da PB

Secretaria de Saúde discute ampliação dos serviços de oncologia no sertão da PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou, nesta quinta-feira (19), da reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) em Catolé do Rocha. Na ocasião, foi discutida a ampliação dos serviços de oncologia no sertão da Paraíba. Estiveram presentes o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e os secretários de Saúde da 8ª Gerência Regional. 

Durante a agenda, a secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, reforçou junto aos secretários municipais o papel do Hospital do Bem, em Patos. Ela explicou que esta é a única unidade da Paraíba voltada para oncologia e que é totalmente pública. O serviço de gestão estadual é referência para 89 municípios. Atualmente realiza consulta, exame, acompanhamento e diagnóstico diferencial e definitivo da doença. 

De acordo com Renata Nóbrega, já foi pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a aquisição do acelerador linear, que chegará em breve ao Hospital do Bem. Ela explica que, com essa aquisição, vai ampliar a oferta de radioterapia em Patos, facilitando o tratamento do paciente na região, sem precisar que o usuário se desloque para os grandes centros. 

“Estamos reorganizando a rede e trabalhando a regionalização da saúde. Sabemos do quanto é difícil um usuário da região sair daqui para João Pessoa para fazer esse tratamento. Fora o risco nas estradas. O nosso intuito é trazer o diagnóstico e o tratamento para mais próximo da população. Se a gente fortalece a descentralização, a gente consegue atender a todos e entregar uma saúde pública de qualidade para o povo do sertão da Paraíba. A gente precisa andar de mãos dadas nesse processo de regionalização”, pontuou. 

O Hospital do Bem tem atendimento ambulatorial, tratamento quimioterápico e cirúrgico, para vários tipos de câncer, sendo os mais usuais pele, próstata, mama e colo de útero.  A unidade tem 25 leitos e uma sala de quimioterapia com capacidade para atender dez pacientes simultaneamente. Prioritariamente, os serviços do Hospital do Bem são direcionados para a população dos  municípios que compõem a 3ª macrorregião de saúde do Estado e os pacientes ainda dispõem de um Centro de Diagnóstico, que funciona todos os dias e está instalado dentro do Complexo Hospitalar de Patos, com a disponibilidade de exames de ultrassonografia com Doppler, tomografia, colposcopia, colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma e Raio X. Há ainda um laboratório de análises clínicas próprio que funciona 24h. 

Comentários