• 22/08/2019
  • por Resenha Politika

Reunião

Secretários paraibanos participam de painéis em Fórum da Abdib

Secretários paraibanos participam de painéis em Fórum da Abdib

Secretários de Estado do Governo da Paraíba participaram, nesta quinta-feira (22), em Teresina, no Piauí, de painéis nas áreas de Energia, Transporte e Logística, Saneamento Básico e Resíduos Sólidos e Projetos de Parcerias Público-Privada (PPPs) e Concessões do Nordeste na edição Nordeste do Abdib Fórum – Infraestrutura Regional.
 
Palestrante do painel PPPs e concessões do Nordeste, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, destacou as áreas de investimentos apresentadas em sua participação no Fórum. “Nós tivemos a oportunidade de retratar o que era cabível à Paraíba. Falamos das possibilidades das PPPs e concessões nas áreas de turismo, onde destacamos o Polo Turístico Cabo Branco e o Centro de Convenções. Também falamos da estrutura rodoviária e da ponte que vai ligar Cabedelo a Lucena, abordamos a sustentabilidade hídrica do Estado, apresentamos as potencialidades do nosso Estado no agronegócio, com o canal Acauã-Araçagi e fechamos com as oportunidades de exploração de recursos minerais, pois a Paraíba tem recursos minerais em volume suficiente para instalação de siderúrgica”, frisou.
 
O secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, afirmou que o evento ofereceu a possibilidade de apresentar os potenciais da Paraíba. “Esse foi um evento que congregou os noves governadores do Nordeste, uma região do país que tem um grande potencial para crescimento e, acima de tudo, tivemos a possibilidade de interagir com setores privados que tiverem a oportunidade de conhecer as perspectivas de investimentos. Nós também discutimos dentro do painel de Transportes e Logística possibilidades de ampliação da malha viária e dos aeroportos da região”, avaliou.
 
O secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, participou do painel no Setor de Energias e ressaltou a oportunidade de atrair investimentos junto ao setor privado. “A Paraíba hoje está recebendo vários investimentos na geração de energias eólica e solar. O nosso Estado possui o maior índice solarimétrico e o maior investimento na área de energia eólica do Brasil está centrado na Paraíba”, observou.
 
O presidente da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius, afirmou que a participação no Fórum permitiu conhecer mecanismos para acelerar investimentos, atrair parcerias privadas, buscar a universalização do saneamento e garantir a segurança hídrica de todo o Estado. “O Fórum é extremamente importante, o que nos permite estar muito próximo a todo o setor de infraestrutura do país. Nós tivemos a oportunidade de discutir investimentos no setor de saneamento com articuladores do Governo Federal e foi um momento de troca de experiências e de estabelecer relacionamentos”, disse.
 
Também participaram do Fórum o secretário da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho; e o chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra.
 
Pela manhã, o governador João Azevêdo participou do Fórum da Abdid, oportunidade em que apresentou aos participantes do Fórum os potenciais econômicos e turísticos do Estado e os investimentos do Governo em infraestrutura, recursos hídricos, ciência e tecnologia.
 
A edição Nordeste do Abdib Fórum – Infraestrutura Regional teve o objetivo de promover um diálogo qualificado com importantes agentes do setor público e privado em prol de uma agenda de ações com vistas ao estímulo dos investimentos da Região Nordeste.

Comentários