• 10/08/2020
  • por Resenha Politika

Trânsito

Segunda via da CNH pode ser tirada digitalmente mesmo sem QR Code

Segunda via da CNH pode ser tirada digitalmente mesmo sem QR Code

Caso você tenha tido sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) extraviada nos últimos meses e o Detran do seu Estado não esteja imprimindo a segunda via por conta da pandemia do novo coronavírus, responsável pela paralisação de alguns serviços, não se aflija.

Saiba que você pode pedir a segunda via e acessá-la digitalmente mesmo sem ter o QR code impresso na parte de trás dos documentos físicos emitidos a partir de maio de 2017, condição exigida anteriormente para utilizar o serviço.

Desde o mês passado, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) passou a oferecer para todo o país o acesso digital da CNH por meio de um código enviado por e-mail que deve ser validado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Mesmo os documentos emitidos antes de maio de 2017, ou seja, que não tinham o QR code, estão disponíveis para serem baixados no celular.

Nos portais ou aplicativos dos Detrans que interromperam a impressão da habilitação em papel temporariamente, ainda é possível fazer a solicitação de emissão da segunda via pagando, inclusive, a taxa de postagem.

Depois que o pagamento for liberado, o solicitante receberá um código numérico no e-mail cadastrado que deve ser inserido no app para ter acesso à CNH. Assim que os serviços forem normalizados, a promessa é que o documento físico seja enviado para a residência do proprietário, como já era feito antes da pandemia. 

Comentários