• 07/10/2018
  • por Resenha Politika

Eleições 2018

Selfie na urna eletrônica é crime sujeito a multa de R$ 15 mil e até prisão

Selfie na urna eletrônica é crime sujeito a multa de R$ 15 mil e até prisão

As eleições 2018 serão marcadas pela utilização do e-título pela primeira vez na história da redemocratização. O aplicativo para celular que substitui o título de eleitor de papel é um recurso que promove facilidade ao eleitor, mas que causa certa dúvida aos votantes. Afinal, é possível entrar no local de votação portando o smartphone? O diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral, José Cassimiro explica que os eleitores podem entrar nas salas com os celulares, mas os aparelhos devem ficar na mesa do presidente da seção quando o cidadão for à urna.

“O celular não pode ir à cabine. Você chega com o e-título no celular, apresenta aos mesários, e em seguida deixa o smartphone na mesa do presidente da seção, e se dirige à urna. Após a votação, o eleitor pega o celular e volta pra casa”, explica Cassimiro.

Crime eleitoral

Cassimiro ainda alertou os eleitores que filmar o momento da votação é crime, e os votantes podem ser presos em flagrante. “Existem eleitores que produzem provas contra si mesmo. Filmam e colocam nas redes sociais. Isso é crime eleitoral. Os fiscais estão ans ruas, os juízes estão de plantão, então quem for pego em flagrante vai ser preso e responder por crime eleitoral”, comenta o diretor.

Comentários