• 31/03/2020
  • por Resenha Politika

Brasília

Sergio Moro autoriza uso da Força Nacional no combate ao coronavírus

Sergio Moro autoriza uso da Força Nacional no combate ao coronavírus

O Ministro da Justiça, Sergio Moro, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública por parte do Ministério da Saúde para atuar no combate ao novo coronavírus. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União dessa segunda-feira (30) e é válida até o dia 28 de maio - prazo que pode ser prorrogado.

A publicação determina que as ações devem ser coordenadas com os governos estaduais e do Distrito Federal. Entre as situações que a Força Nacional pode atuar estãos previstos o "patrulhamento ou guarda ostensiva com o objetivo de evitar saques e vandalismos" e  a "aplicação das medidas coercitivas previstas" em outras publicações que tratam do combate ao coronavírus e de medidas de enfrentamento em emergência de saúde pública. O Ministério da Justiça ainda não informou qual será o número de profissionais empregado.
 
A portaria ainda prevê que a Força Nacional pode auxiliar das seguintes formas: 

-  auxílio aos profissionais da saúde para que atendam "com segurança todas as pessoas que se mostrem com suspeitas de estar infectadas pelo novo coronavírus" 

-  reforço das medidas policiais de segurança que garantam o funcionamento dos hospitais e unidades de saúde

- auxílio na distribuição e armazenamento de produtos e/ou insumos médicos e farmacêuticos, de higiene e produtos alimentícios; 

- auxílio na segurança e controle sanitário realizado em portos, aeroportos, rodovias e centros urbanos;

- realização de campanhas para a realização de testes rápidos por agentes da saúde.

Comentários