• 16/02/2021
  • por Resenha Politika

Inverno

Tempo continua fechado e a previsão é de mais chuvas no Sertão da Paraíba

Tempo continua fechado e a previsão é de mais chuvas no Sertão da Paraíba

Nesta época do ano, quando ocorrem as primeiras chuvas, o tom cinza das matas, transforma-se em um verde vivo e viscoso. A natureza se renova, mostra o poder de mudança da Caatinga, que, em linguagem indígena, significa mata branca. A vida torna-se mais alegre no campo, com o crescimento das lavouras tradicionais de feijão, milho, arroz, macaxeira e jerimum.

Quando chega o período da quadra invernosa, as chuvas da madrugada deixam as manhãs frias. O entardecer torna-se mais alegre, com o cheiro de terra molhada se espalhando pelo campo e misturando-se ao aroma das flores nativas. A natureza se renova, no ciclo permanente, a cada ano.

O ciclo de chuva começou e o tempo mudou desde nos primeiros dias de fevereiro em todo sertão paraibano. Além da região paraibana, há expectativa de chuva volumosa no sertão de Pernambuco, bem como, em praticamente todas as áreas da Bahia, Maranhão, Ceará, Piauí.

O rio Piancó amanheceu em grande cheia nesta terça-feira (16) após as chuvas registradas durante o fim de semana na região. O rio passa por vários municípios da região e deságua no açude de Coremas, maior manancial da Paraíba.

Em todo Sertão da Paraíba foram registradas chuvas e o tempo está fechado com perpectiva de mais chuvas nos próximos três dias. O maior índice pluviométrico foi de 182 milímetros, registrado no município de Cajazeirinhas, na região de Pombal. Na região de São Bento e Catolé do Rocha também chouveu forte.

Resenha Politika

Comentários