• 15/02/2019
  • por Resenha Politika

Velho Chico

Transposição do São Francisco deve ser concluída antes do fim da quadra chuvosa, diz ministro

Transposição do São Francisco deve ser concluída antes do fim da quadra chuvosa, diz ministro

O Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, esteve na capital cearense na manhã desta sexta-feira, 15, para discutir o rumo das obras da transposição do rio São Francisco. Segundo ele, a previsão é de que os trabalhos sejam finalizados até o fim de maio e que as águas do Velho Chico sejam bombeadas para o Eixo Norte até o fim daquele mesmo mês. Maio marca o fim da quadra chuvosa no Estado. Porém, a previsão é de que o Ceará receba essa água só no segundo semestre.

"Tivemos um problema em um trecho próximo, no reservatório de Negreiros. A previsão é de que a empresa responsável pela construção nos entregue até o final de maio e a partir daí a água começará a ser bombeada para o Eixo Norte", explicou o ministro. 

As águas da transposição deverão chegar ao município de Jati, no sul do estado, até o segundo semestre. O orçamento total necessário para continuação das obras é de R$ 286 milhões. Segundo ministro ainda será necessário que o governo federal faça um investimento de R$ 100 milhões.

Ainda na manhã desta sexta, o Canuto esteve no Palácio da Abolição, onde participou de uma reunião com Camilo Santana. De acordo com ele, governador aceitou o convite de participar da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Advocacia-Geral da União (AGU) para tratar do contrato de operação comercial do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (PISF).

O Povo

Comentários