• 04/09/2018
  • por Resenha Politika

Eleições 2018

TRE-PB divulga locais de votação para eleitores que estarão fora do domicílio eleitoral

TRE-PB divulga locais de votação para eleitores que estarão fora do domicílio eleitoral

Os eleitores que solicitaram voto em trânsito – que estarão fora do domicílio eleitoral no dia das eleições – já podem consultar o local de votação para o primeiro e segundo turno das eleições de 2018. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) divulgou na segunda-feira (3) os locais temporários para as votações e a consulta pode ser feita pelo site do TRE-PB (http://www.tre-pb.jus.br/), ou pelo aplicativo e-Titulo, que pode ser baixado no Google Play e na App Store.

O voto em trânsito abrange os militares, os agentes de segurança pública, os guardas municipais em serviços, bem como os que solicitaram transferência temporária para seções com acessibilidade.

Os eleitores que se encontrarem fora do Estado de seu domicílio eleitoral poderão votar em trânsito apenas na eleição para presidente da República. Já aqueles que estiverem em trânsito dentro do Estado, porém em município diferente de seu domicílio eleitoral, poderão votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

O voto em trânsito não é permitido em urnas instaladas em outros países. Entretanto, eleitores com título eleitoral cadastrado no exterior, e que estiverem em trânsito no território brasileiro, poderão votar na eleição para presidente da República.

Caso o eleitor habilitado para votar em trânsito não compareça à seção, ele deverá justificar sua ausência, inclusive se estiver em seu domicílio eleitoral de origem no dia da eleição. A justificativa de ausência nos dias de votação não poderá ser feita no município por ele indicado para o exercício do voto.

Comentários