• 27/11/2018
  • por Resenha Politika

Chuvas

Trinta municípios cearenses registram chuvas; Cariri segue em alerta

Trinta municípios cearenses registram chuvas; Cariri segue em alerta

Choveu em 30 municípios no Ceará entre segunda-feira, 26, e esta terça, 27. Os dados divulgados nesta manhã pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam precipitações em mais de 60 postos no Estado. O município de Aurora, distante 476 km da Capital, registrou o pico de 76.5 milímetros (mm). Defesa Civil alerta para risco por causa das precipitações.

 

A Região do Cariri é dominante na lista dos dez lugares onde mais choveu nas últimas 24 horas, incluindo os três postos de Aurora - os outros dois são Sítio Piti, com 62.4 mm e Santa Vitória, com 50 mm. Lavras da Mangabeira, distante 422,4 km de Fortaleza, foi o segundo município onde houve maior precipitação: 75 mm. No Cariri, as fortes chuvas vêm desde o último fim de semana.

 

Várzea Alegre (posto Várzea Alegre: 43,6 mm; posto Boa Vista: 30 mm), Cedro (posto Cedro: 37,1 mm; posto Ematerce: 35 mm), Barro (36.6 mm) e Iguatu (26 mm) também estão entre os municípios onde mais choveu. 

 

As chuvas intensas nas regiões do Cariri e do Vale do Jaguaribe podem causar problemas, segundo alerta da Defesa Civil. O órgão previu situação de risco para esta terça e orientou a população a ligar para o número 193 em caso de necessidade. A Funceme informou que a maior chuva do período ocorreu em Cedro, município de limite do Cariri com a região Centro-Sul. 

 

Entre a última sexta-feira, 23, e sábado, 24, choveu 150 mm. A quantidade de água foi suficiente para encher um pequeno açude da região que estava seco. Já em Juazeiro do Norte, a maior chuva ocorreu entre sábado e domingo (48 mm), causando transtornos na Cidade.


Previsão do tempo 

 

A previsão é de nebulosidade variável com chuva na região Jaguaribana, o Sertão Central e os Inhamuns para o restante desta terça-feira. A Funceme prevê, para esta quarta, 28, nebulosidade variável com possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea e na Serra da Ibiapaba. 

 

Já na próxima quinta-feira, 29, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea, na região Jaguaribana e no Maciço de Baturité. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado. 

Comentários