• 26/01/2021
  • por Resenha Politika

Pandemia

Vacina Contra Covid: Patos dá continuidade à imunização dos profissionais de saúde a partir desta quarta (27)

Vacina Contra Covid: Patos dá continuidade à imunização dos profissionais de saúde a partir desta quarta (27)

O secretário Municipal de Saúde de Patos, Segundo Brito, participou na manhã desta terça-feira (26), de uma reunião com a diretora da 6ª Gerência de Saúde e outras representações locais relacionadas aos serviços públicos de saúde, para pactuar a decisão coletiva de continuidade da vacinação contra a Covid-19.

De acordo com o secretário, a continuidade terá início amanhã, dia 26 de janeiro, com os profissionais da linha de frente da Maternidade Peregrino Filho, que não foram contemplados na primeira remessa de vacinas (Coronavac).

Os demais serviços que também serão atendidos com a segunda remessa de 1.170 doses são: Laboratório Municipal, Hemonúcleo, Centro de Hemodiálise, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Hospital São Francisco.

Segundo Brito ressaltou que a ideia é concluir a imunização dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia, e assim avançar para outros grupos prioritários. Ele pontuou que é preciso que o município continue recebendo a quantidade suficiente de vacinas para que todos esses trabalhadores sejam imunizados.

“Toda remessa que é enviada para o município é regida por uma norma técnica que vem do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, e aqui adaptamos dentro do nosso plano municipal de saúde. Essa agora veio específica para contemplar mais 27% dos trabalhadores de saúde que estão em contato direto com a Covid-19”, ressaltou.

Na primeira remessa de 1.517 doses foi reservado o percentual de 34% para os profissionais de saúde da linha de frente do enfrentamento à Covid. Já na segunda remessa de 1.170 doses, ficou reservado o percentual de mais 27% para esses profissionais de saúde.

“Ou seja, o município está bem próximo de concluir a vacinação desse grupo, para em seguida possa iniciar a vacinação das pessoas idosas de 70 anos ou mais”, disse o secretário.

Também nessa segunda remessa, o município fará um mapeamento das unidades de saúde localizadas em áreas com mais registro de casos confirmados da Covid-19, no sentido de imunizar os profissionais dessas unidades, tendo em vista que essa segunda remessa ainda não dará para imunizá-los na totalidade.

A diretora da 6ª Gerência de Saúde de Patos, Fernanda Medeiros, detalhou que os serviços elencados para essa segunda remessa somaram um total de 770 doses. O saldo restante servirá para imunizar alguns profissionais do programa Melhor Em Casa, e ainda os profissionais da atenção básica que atuam em áreas de maior risco para a doença.
 

Ela explicou que a terceira remessa de vacinas contra a Covid (Coronavac), que deverá chegar ainda essa semana em Patos, tendo em vista que o governo do estado recebeu na tarde de ontem, será utilizada para completar a vacinação dos profissionais da saúde na totalidade, e continuar a vacinação com as pessoas idosas.
 

Sobre algumas dúvidas recorrentes no tocante à vacinação dos profissionais de saúde, Fernanda explicou que os cuidadores de pessoas idosas e profissionais de laboratórios, por exemplo, terão que comprovar suas atuações e solicitar da Secretaria Municipal de Saúde, a imunização contra Covid.
 

Coordecom

Comentários