• 22/03/2021
  • por Resenha Politika

Saúde

Vacina da AstraZeneca apresenta 79% de eficácia em casos sintomáticos da Covid

Vacina da AstraZeneca apresenta 79% de eficácia em casos sintomáticos da Covid

vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca mostrou 79% de eficácia contra casos sintomáticos do coronavírus e 100% de eficácia contra formas graves da doença e hospitalização de pacientes. O percentual de eficácia foi revelado pela empresa nesta segunda-feira (22) após o recebimento dos resultados de um novo ensaio clínico realizado nos Estados Unidos.

As descobertas feitas no novo ensaio clínico da Fase 3, que incluiu mais de 32 mil participantes, podem aumentar a confiança na vacina, que foi originalmente desenvolvida pela Universidade de Oxford.

De acordo com a empresa, o ensaio mostrou que a vacina foi bem tolerada e não identificou problemas de segurança. Segundo a Astrazeneca, um comitê independente "não encontrou risco aumentado de trombose ou eventos caracterizados por trombose entre os 21.583 participantes que receberam pelo menos uma dose da vacina".

 Os novos dados foram obtidos em um ensaio clínico de Fase 3 realizado nos Estados Unidos, Chile e Peru. A AstraZeneca disse que está planejando o envio das descobertas a um jornal científico para que seja feita a revisão por pares.

Por sua vez, a Oxford disse que as descobertas se somam "aos dados de testes anteriores do Reino Unido, Brasil e África do Sul, bem como aos dados de impacto real do imunizante no Reino Unido", de acordo com uma nota à imprensa emitida pela universidade.

Como parte do ensaio, mais de 32 mil voluntários recrutados em todas as idades receberam duas doses da vacina ou uma vacina de placebo em um intervalo de quatro semanas.

Comentários