• 30/12/2020
  • por Resenha Politika

Internacional

Vacina de Oxford tem eficácia de 70% com 21 dias após 1ª dose, indica nova análise de dados

Vacina de Oxford tem eficácia de 70% com 21 dias após 1ª dose, indica nova análise de dados

A eficácia da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, segundo uma nova análise de dados, é de 70%. Isso significa que 7 a cada 10 pessoas vacinadas apenas com a primeira dose da vacina de Oxford ficam protegidas 21 dias depois. Quando a segunda dose é aplicada 12 semanas após a primeira, esse número sobe para 80%.

Dados preliminares publicados na revista "Lancet" no início de dezembro apontavam uma eficácia que variava entre 62% e 90%, a depender da dosagem aplicada. O grupo que recebeu a dose menor, no entanto, apresentou a taxa maior, o que intrigou os cientistas. Algumas dúvidas não chegaram a serem respondidas, principalmente o motivo dessa diferença entre os dois grupos no estudo inicial.

A vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, a ChAdOx1 nCoV-19, é uma das apostas do governo federal para o plano nacional de imunização contra o coronavírus em 2021. De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (30) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que obteve a tecnologia para produção, a entrega final de documentos para registro da vacina no Brasil deve ser feita até 15 de janeiro.

Há duas semanas, o Ministério da Saúde havia anunciado que prevê receber 15 milhões de doses compradas da vacina de Oxford em janeiro e outras 15,2 milhões em fevereiro. O número é do lote de vacinas comprado de fora, anunciado no fim de junho.

G1

Comentários