• 20/01/2021
  • por Resenha Politika

Pandemia

Vacina e infecção prévia podem ser menos efetivas contra nova variante da Covid

Vacina e infecção prévia podem ser menos efetivas contra nova variante da Covid

Um novo estudo sugere que alguém possa ser infectado com uma das novas variantes do coronavírus ainda que já tenha tido Covid-19 ou tenha sido vacinado.

A variante foi encontrada pela primeira vez na África do Sul, em outubro, e agora já está em mais de uma dúzia de países.

“Eu acho que deveríamos estar em alerta”, disse Penny Moore, professora associada no Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis na África do Sul e autora sênior da pesquisa.

“Se baseando nos dados de Penny, é provável que a vacina seja de alguma forma menos eficaz, mas quanto menos, não sabemos”, disse David Montefiore, um virologista no Centro Médico da Duke University, nos Estados Unidos.

Montefiori acrescentou que este é o primeiro estudo que lhe propõe sérias dúvidas sobre se a infecção prévia ou uma vacina protegerão contra uma nova cepa de coronavírus.

“Esta é a primeira vez que eu fico bastante preocupado com uma variante evadir parcialmente da resposta imune e da vacina”, ele disse.

Ambos especialistas enfatizaram que as pessoas ainda devem tomar as vacinas. É extremamente efetiva contra outras formas do vírus e eles acreditam que ainda garante um nível de proteção contra a nova variante também.

CNN

 

Comentários