• 10/03/2021
  • por Resenha Politika

Imunizantes

Vacinação Covid-19: 210 mil doses de imunizantes já foram aplicadas na Paraíba

Vacinação Covid-19: 210 mil doses de imunizantes já foram aplicadas na Paraíba

A campanha de vacinação contra a Covid-19, desde que começou na Paraíba, está ocorrendo de maneira escalonada. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já recebeu 343.380 doses das vacinas Coronavac e Oxford/Astrazeneca e 210 mil doses dos imunizantes foram aplicadas na população alvo vigente. Até o momento, 157.102 pessoas já receberam a primeira dose da vacina. O grupo prioritário da fase atual é idosos acima de 75 anos. 

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunizações da SES, Isiane Queiroga, a Paraíba já recebeu seis remessas de vacina e a SES distribuiu os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente e 100% da população alvo de indígenas, idosos institucionalizados, portadores de deficiência institucionalizados, população acima de 90 e 80 anos. Ela explica que o esquema vacinal é de duas doses, sendo o intervalo entre a primeira e a segunda dependendo do laboratório fabricante. 

“Nós temos dois laboratórios fornecedores até o momento. A vacina do Instituto Butantã, que é a CoronaVac, tem o intervalo entre as doses de 28 dias. Após 15 dias da Dose 2, a pessoa vai estar imunizada. A Astrazeneca, que é a vacina do laboratório Fiocruz, tem o intervalo entre elas de 90 dias e também após 15 dias da Dose 2 a pessoa deve estar imunizada”, explica.

A coordenadora reforça que, para ter a imunidade completa, é necessário tomar as duas doses no tempo oportuno. “Estamos percebendo que a adesão da população está caindo. É muito importante estar com o esquema vacinal completo para se atingir a imunização das pessoas, principalmente dos idosos, que é a população que apresenta a maior mortalidade pela doença”, pontua. 

Além disso, ela ressalta que não se deve relaxar nas medidas de prevenção como o uso da máscara, a lavagem das mãos ou uso do álcool em gel e no distanciamento, evitando as aglomerações. Isiane Queiroga afirma ainda que uma nova remessa de vacinas foi enviada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (10) para ampliar a cobertura dos idosos de 75 a 79 anos. Serão mais 26.620 doses para atender a 30% do público alvo vigente. Na mesma entrega, os municípios receberão 16.390 doses para aplicar a Dose 2 de quem recebeu a vacina na semana de 15 a 19 de fevereiro. Com isso, a SES terá distribuído até esta quinta-feira (11) um total de 368.898 doses dos imunizantes.    
 

Comentários