• 28/11/2018
  • por Resenha Politika

Brasília

Veneziano anuncia audiência com Ministro da Integração para debater restabelecimento da vazão da Transposição na Paraíba

Veneziano anuncia audiência com Ministro da Integração para debater restabelecimento da vazão da Transposição na Paraíba

As razões da baixa vazão e atual suspenção do bombeamento das águas da Transposição do Rio São Francisco para o Eixo Leste da obra, na Paraíba, serão tema de audiência solicitada pelo Deputado Federal e Senador Eleito Veneziano Vital do Rêgo (PSB) junto ao Ministro da Integração Nacional (MIN) Pádua Andrade, a partir das 16h desta quarta-feira (28) em Brasília.

 

Veneziano revelou que, em em contato com o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes, o mesmo explanou sobre os efeitos dessa suspensão, que prejudicou o volume da água que chegava ao açude de Camalaú, e, consequentemente, que ia para o açude de Epitácio Pessoa (Boqueirão), abastecendo diversas cidades polarizadas por Campina Grande.

 

Veneziano destacou que cobrará do ministro imediatas soluções para o retorno da vazão, por entender que não é a formalização da fase comercial da transposição, junto ao Governo da Paraíba, um motivo para manter esse contratempo. “A manutenção dessa vazão é algo de interesse de todos os paraibanos”, disse O parlamentar, destacando que tal atitude vem causando a milhares de paraibanos a diminuição dos volumes de vários mananciais na Paraíba.

 

Ele lembrou que, no Cariri, por exemplo, o açude da cidade de Sumé é que vem abastecendo os 14 municípios da região, dependendo, apenas, da água das chuvas, e que o manancial tem pouco mais 2 milhões de metros cúbicos da capacidade.

 

Em recente entrevista, João Fernandes salientou que o governo federal está, de certa forma, pressionando o Governo do Estado para já iniciar a fase comercial da transposição, e que, na Paraíba, esta cobrança deverá ser em torno de R$ 140 milhões. Ele frisou também que o Ministério deveria ter instalado um sistema de energia solar na obra, porque 90% do preço da transposição vai para pagar a energia que é gasta.

 

“O sistema ainda está em fase de teste e não custava nada continuarem os testes até o dia 31 de dezembro, continuando a alimentar o Rio Paraíba e Poções (em Monteiro), para mantermos a perenização do Rio Paraíba. Temos um equipamento caro para medir a chegada de água e nós tiramos porque parou o bombeamento. O ministro disse que ia manter a vazão, mas infelizmente não o fez. O que na verdade o que o governo federal quer é contratar essa operação, e o preço que eles vão cobrar pelo serviço nós estamos lutando para reduzir. Eu fiz um relatório com todos os dados do que chegava em Monteiro, em Boqueirão, e passei para um dos senadores da Paraíba e um deputado federal, pedindo para eles, para ninguém estar dizendo que eu estou pressionando. Quando eu coloco a situação nas rádios da Paraíba, não tem deputado e senador que não tome conhecimento dos alertas que estamos fazendo. Então nenhum deles pode se fazer de doido e alegar que desconhece o problema”, disse João.

Comentários