• 03/06/2020
  • por Resenha Politika

Brasília

Veneziano representa a Paraíba em ato por videoconferência para defender a liberdade de imprensa e a democracia

Veneziano representa a Paraíba em ato por videoconferência para defender a liberdade de imprensa e a democracia

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) participou nesta quarta-feira (03) de um ato, através de videoconferência, em favor da liberdade de imprensa e da democracia. Como líder do PSB no Senado Federal, o parlamentar representou a Paraíba e defendeu que toda a sociedade esteja unida em favor dos propósitos que motivaram o encontro.

“Nós temos visto nesses últimos meses, não apenas neste momento mais delicado de pandemia, agressões verbais, morais, inclusive físicas, aos que atuam profissionalmente para nos informar sobre todos os fatos e as situações que envolvem nosso dia a dia. Não há democracia forte, absolutamente, não podemos pensar numa democracia forte, enquanto houver agressões, violências e ataques à expressão livre”, disse Veneziano

O ato foi encabeçado pela Associação Brasileira de Imprensa – ABI, com a participação de líderes de vários partidos – alguns foram convidados, mas optaram por não aderir ao movimento – além de entidades nacionais que reúnem jornalistas, como a Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji; e outras entidades, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

Também participaram alguns profissionais de imprensa, como Cristiane Sampaio (Brasil de Fato), Cristina Serra (colunista da Folha de São Paulo), Sylvio Costa (Congresso em Foco), Tales Faria (UOL) e Vera Magalhães (Estado de São Paulo). Os participantes criticaram a violência contra os jornalistas no Brasil, principalmente as agressões físicas e verbais que os profissionais vem sofrendo, boa parte das agressões verbais vindas do presidente da República; e as agressões físicas de seus apoiadores.

Veneziano aproveitou a presença de representantes de outras entidades no ato para dizer que a liberdade de expressão deve ser garantida à imprensa, mas também a outras instituições, que estão sendo alvo de ataques por quem tem interesse em calar a sociedade. “A democracia pressupõe uma expressão livre. Não apenas da imprensa, mas de todas as instituições e de toda uma sociedade civil. Quando eu falo de todas é porque muitas destas, entre as quais a própria OAB, tem sofrido também essas provocações”.

Ele finalizou defendendo que a sociedade se uma em favor da democracia e da liberdade de expressão. “Por essas motivações é que integramos esse projeto de defesa permanente, diligente, de assistir, dia a dia, através do nosso mandato, a defesa da democracia, através das instituições livres que, portanto, possam falar e se expressar”.

Dia da Imprensa – Esta semana, em sessão remota do Senado, Veneziano homenageou os profissionais de imprensa pelo Dia da Imprensa e repudiou os ataques a jornalistas nesses dias turbulentos. Ele defendeu uma imprensa livre e disse que os jornalistas brasileiros, lamentavelmente, tem sido vítimas de ataques que ferem a democracia.

Ele observou que não há muito o que comemorar, visto que os profissionais, tão importantes para a nossa democracia, têm sofrido diferentes tipos de agressões. “Minha homenagem a esses valorosos profissionais que compõem a nossa imprensa paraibana e brasileira, em forma de reconhecimento à sua importância; e de solidariedade, pelo momento tão delicado por que passam”.

 

Veneziano destacou ainda o papel dos jornalistas e da imprensa livre, como parte da democracia e no combate à desinformação disseminada em notícias falsas.

Comentários