• 04/03/2023
  • por Resenha Politika

LGBTQIA+

Ambulatório para Travestis e Transexuais da Paraíba serve de modelo para outros estados brasileiros

Ambulatório para Travestis e Transexuais da Paraíba serve de modelo para outros estados brasileiros

O Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais Fernanda Benvenutty stá servindo de inspiração e modelo para a implantação do primeiro Ambulatório TT do estado do Mato Grosso. Durante uma semana, o Complexo Hospitalar Clementino Fraga recebeu, acompanhou e capacitou a equipe técnica do Serviço de Assistência Especializada da cidade de Cáceres (MT). 

A programação incluiu visita ao Centro de Referência LGBTQIA+, à Casa Abrigo de João Pessoa, ao Ambulatório TT em Campina Grande, palestra na Universidade Federal da Paraíba, roda de conversa no Ambulatório TT Fernanda Bevenutty, visita à Maternidade Frei Damião (onde são realizadas as cirurgias masculinizadoras), entre outras atividades.

O Ambulatório TT Fernanda Bevenutty é referência nacional no atendimento às pessoas transexuais e travestis. O serviço tem o objetivo de garantir às pessoas travestis e transexuais o acompanhamento no processo transexualizador, sendo o primeiro serviço dessa natureza a funcionar na região Nordeste. 

Sérgio Araújo, gerente do Ambulatório TT, comentou sobre a visita da equipe mato-grossense e adiantou que este ano a unidade vai iniciar a distribuição de hormônios. “Passamos toda a semana acompanhando a equipe técnica da cidade de Cárceres, mostrando as portas de entrada do serviço, como funciona o fluxo, os agendamentos, as parcerias, o atendimento pela equipe multiprofissional. Já servimos de referência para vários serviços, como o Ambulatório TT de Campina Grande e em breve o Ambulatório TT do Sertão, em Patos, cobrindo assim todo o estado. Neste ano de 2023 também devemos trabalhar com a distribuição de hormônios, lembrando que no ano passado realizamos a primeira histerectomia masculinizadora para homem trans na rede pública na Paraíba, em parceria com a Maternidade Frei Damião”, enfatizou. 

O diretor geral do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, Gilberto Teodozio, ressaltou a importância de se pensar políticas públicas inclusivas.  “O Ambulatório TT é um programa do Governo da Paraíba inspirador para os demais estados do Brasil. Além do mais é SUS para todos. Dessa forma, é uma gratificação e honra sermos modelo para outros estados, a exemplo do Mato Grosso”.

O secretário de Saúde de Cáceres, Vitor Miguel, comentou que dentre uma pesquisa em todo o Brasil, a Paraíba foi escolhida para fazer a pesquisa técnica de campo, dada a repercussão do trabalho realizado no Estado. “Vivenciamos todas as experiências exitosas do Ambulatório de João Pessoa, nossa equipe está aqui há uma semana apreendendo as formas de atendimento e acolhimento ao público trans. Levaremos o conhecimento até o município de Cáceres, que será o pioneiro, primeiro serviço implantado para atendimento do público LGBTQIA+ no Mato Grosso.”

Comentários