• 03/11/2021
  • por Resenha Politika

Brasília

Após dois anos sem avanço, PEC dos Penduricalhos ganha relator na Câmara Federal

Após dois anos sem avanço, PEC dos Penduricalhos ganha relator na Câmara Federal

Conhecida como ‘PEC dos Penduricalhos’, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 147/2019, foi distribuída para um relator na Câmara Federal. A propositura é de autoria do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) e estava há dois anos sem avanço na Casa. Agora, ela será analisada pelo deputado Delegado Pablo (PSL-AM), que será o relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A PEC prevê o fim dos auxílios creche, mudança, livro, saúde, alimentação ou qualquer outro para quem recebe mais de 1/4 do salário do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que é de aproximadamente R$ 10 mil. Conforme o parlamentar, é preciso enxugar a máquina pública, por meio de uma reforma que garanta os direitos fundamentais à sociedade, como o acesso à saúde, educação, saneamento básico.


Esse é o primeiro encaminhamento desde fevereiro de 2020, quando foi recebida pela Comissão.   Pedro comemorou a evolução da proposta e vê com otimismo o progresso da pauta.  “Finalmente, um passo importante. Vamos agora falar com o relator para que ele cumpra seu papel o quanto antes e a gente consiga avançar nessa tramitação”, assegurou. 

Para o deputado, este é o começo de uma nova mentalidade e uma ação necessária, entre outras, para levar o País para um novo momento. Ele argumenta que o Brasil está pronto para colocar em prática ações que priorizem quem mais precisa e coloquem a máquina pública à disposição de quem realmente precisa.  “Existe uma dificuldade em enfrentar esse tema, mas o debate está cada vez mais próximo”, avaliou.

Repercussão - Em setembro deste ano, Pedro voltou a sinalizar a importância do avanço da PEC na Câmara. No ano passado, a proposta ganhou repercussão nacional após tanto tempo parada na Casa.

 
Assessoria de Imprensa

Comentários