• 10/01/2024
  • por Resenha Politika

TV

Atriz paraibana vai integrar elenco da novela Renascer da Rede Globo

Atriz paraibana vai integrar elenco da novela Renascer da Rede Globo

O trabalho como atriz na TV tem rendido novos desafios e revelado seu potencial, através de atuações de sucesso. Depois de atuar em minissérie e novelas da Rede Globo, a atriz Quitéria Kelly, natural de João Pessoa, foi convidada para um novo desafio e, desta vez, em horário nobre. Ela vai integrar o elenco da novela Renascer, com estreia marcada para o próximo dia 22 de janeiro, às 21h.  

Em 2022, sua atuação na novela Mar do Sertão da Rede Globo, com a personagem Latifa recebeu muitos elogios. Agora em Renascer, Quitéria Kelly assume uma personagem bem diferente da perua Latifa, de Mar do Sertão.  Na primeira fase do remake de Renascer, a atriz vai interpretar Nena, a mulher do coronel Belarmino (Antonio Calloni). A atriz passou por uma verdadeira transformação visual. “Diferente da personagem Latifa, Nena vive em outro mundo, onde as características de uma mulher forte, mãe, nordestina, que me aproxima e que eu conheço muito bem, se revelam com as atitudes para educar seus filhos e com seu jeito de ser. Na primeira versão da novela Renascer, a personagem era de uma mulher mais recatada, mas que na releitura, na adaptação que o autor Bruno Luperi fez agora para a Nena, ela se coloca mais, se posiciona mais”, adianta a atriz nascida em João Pessoa e criada em Natal, com formação em Artes Cênicas pela UFRN e fundadora do Grupo Carmin. 

A escalada de atuações na Rede Globo teve início na primeira supersérie da emissora: Onde Nascem os Fortes, dirigida por José Villamarim e Walter Carvalho, em 2018. No mesmo ano, atuou na Malhação - Toda Forma de Amar, dirigida por Adriano Melo e Carlos Araújo e com autoria de Emanuel Jacobina. Em 2020, participou da novela Amor de Mãe, com direção de José Villamarim e em 2021 fez participação na novela ‘Um lugar ao sol’, de Lícia Manzo. Em 2022, Quitéria foi convidada para fazer a preparação de elenco para a Rede Globo no projeto Potencializa, onde conduziu a preparação de 12 atores para a emissora, além de atuar em Mar do Sertão.  

A carreira de Quitéria Kelly nos palcos é prolífera, com destaque para espetáculos, como: “Pobres de Marré, “Por que Paris” e “Jacy”, esta última eleita entre as 10 melhores peças de 2015 pelo jornal Estado de São Paulo. Quitéria também tem experiência no audiovisual. As mais recentes são a websérie de comédia Dalton/Hebe, dirigida por Pedro Fiuza e Moniky Rodrigues, e o filme de curta metragem Vivi, dirigido por Catarina Doolan pelo qual recebeu o prêmio de melhor atriz na Mostra CineSESC/RN. 

No teatro já foi premiada como melhor atriz coadjuvante pelo espetáculo “Barra Shopping” no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga em 2005. Recebeu também o Troféu Cultura Potiguar pela atuação nos espetáculos Pobres de Marré em 2012 e Jacy em 2013.

Em 2017, a atriz se aventurou na missão de dirigir sua primeira peça pelo Grupo Carmin, A Invenção do Nordeste, espetáculo que já percorreu várias cidades no Brasil. Em 2021, Quitéria foi convidada para representar o Grupo Carmin na Journée d’étude intitulado “L'altérité en scène” organizado pela Sorbonne Université (Lettres) Paris -França. Em 2022, o convite se repetiu e Quitéria participou da Journée D'étude da Sorbonne acompanhada pelos demais integrantes do Carmin. Com o espetáculo A invenção do Nordeste fez o projeto SESC Palco Giratório 2023, levando seu trabalho para mais de 12 estados em todo o país. Também no ano de 2022, a atriz participou de turnê em Portugal nas cidades de Coimbra, Aveiro e Santarém. 

Para 2024, além da participação em Renascer, Quitéria prepara um espetáculo solo, onde discute a origem da feminilidade no mundo das artes.  

 

Prêmios

Quitéria Kelly revela com orgulho suas premiações. Os principais prêmios do teatro brasileiro, como: Prêmio Shell de Dramaturgia, APTR de Dramaturgia e Elenco, Prêmio do Humor por Direção, Dramaturgia e Espetáculo, CESGRANRIO de Melhor Espetáculo e Prêmio Botequim Cultural por Dramaturgia e Prêmio Questão de Crítica de melhor espetáculo, atualmente está no elenco da nova peça do Carmin, intitulada Gente de Classe, que tem estreia prevista para novembro de 2024. 

 

Comentários