• 20/09/2022
  • por Resenha Politika

Eleições 2022

Bolsonaro critica Lula e faz autopromoção na ONU; assista

Bolsonaro critica Lula e faz autopromoção na ONU; assista

O presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou nesta 3ª feira (20.set.2022) na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas pela 4ª vez e deu tom eleitoral ao pronunciamento. Exaltou indicadores econômicos durante seu governo, fez críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aos líderes de esquerda. Falou por 20 minutos e 24 segundos.

“A esquerda presidiu o Brasil […] o responsável por isso foi condenado em três instâncias por unanimidade. Delatores devolveram US$ 1 bilhão de dólares e pagamos para a bolsa americana outro bilhão por perdas de seus acionistas. Esse é o Brasil do passado”, disse. Leia a íntegra do discurso de Bolsonaro (342 KB).

Conforme antecipado pelo Poder360, o foco de Bolsonaro foi a economia. O chefe do Executivo disse em Nova York que o Brasil tem deflação e uma das gasolinas mais baratas do mundo. Candidato à reeleição, criticou governos de esquerda de países que cerceiam a liberdade de expressão. Diretamente, citou a Nicarágua.

“Quero aqui anunciar que o Brasil abre suas portas para acolher os padres e freiras católicos que tem sofrido cruel perseguição do regime ditatorial da Nicarágua. O Brasil repudia a perseguição religiosa em qualquer lugar do mundo”.

Comentários