• 28/05/2023
  • por Resenha Politika

Animal

Cachorro mais velho do mundo completou 31 anos; confira dicas para manter longevidade dos animais

Cachorro mais velho do mundo completou 31 anos; confira dicas para manter longevidade dos animais

O cachorro mais velho do mundo completou 31 anos este mês. Bobi é um cão da raça portuguesa Rafeiro do Alentejo e foi reconhecido pelo Guinness World Records como o mais longínquo. A expectativa de vida de um cão varia de 10 a 13 anos. O pet impressionou a todos pela sua boa condição de saúde e o fato viralizou na imprensa e nas redes sociais, com muitos tutores externando o desejo de ter um animal de estimação muitos anos ao seu lado. 

O médico-veterinário Altamir Costa, conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), destacou que o segredo da longevidade em animais está ligado a um conjunto de fatores, entre eles: vacinação, proteção antiparasitária, visitas periódicas ao veterinário, alimentação adequada e carinho e proteção. 

“O número de animais idosos tem crescido bastante nas casas dos brasileiros e isso se deve a diversos fatores, entre eles um crescimento da associação de ciência e tecnologia que se volta para preservação de doenças, tratamento e cura de patologias”, destacou. 

Altamir Costa afirma que um animal bem vacinado, com proteção antiparasitária tende a ser mais longevo, porque tem menos doenças. “A criação desses animais também mudou. Há alguns anos era comum a gente vê animais criados nos quintais presos em correntes, soltos nas ruas. Hoje com a adoção de um bem-estar animal mais voltado para o tratamento e o cuidado desse pet como um membro da família, ele passou a habitar mais os lares das pessoas”, disse.

Além desse cuidado mais intenso, com o convívio diário com o pet se consegue perceber mais rapidamente diferença de comportamento, feridas e problemas que podem ser tratados e que antigamente não era devido a essa falta de contato diário. “Outro fator importante é uma alimentação apropriação feita com rações de qualidade e alimentação natural, sempre com a indicação de veterinário”, afirmou.

Festa para Bobi - Para festejar os seus 31 anos, Bobi ganhou uma festa de aniversário com mais de 100 pessoas na sua casa em Conqueiros, zona rural de Portugal. No cardápio, carnes e peixes locais com direito a um extra para o aniversariante, que se alimenta de comida humana. A comemoração ainda contou com a apresentação de um grupo de dança, compondo uma tradicional festa portuguesa. Ele tem problemas de visão e mobilidade, passa bastante tempo no quintal ou dormindo.

Gato mais velho – Já o título de gato mais velho do mundo está para mudar. Atualmente, pelo Guinness World Records, o gato mais velho do mundo tem 27 anos, mas uma gatinha britânica está pondo em questão o recorde. A gata Rosie está com sua tutora desde 1991, e seu aniversário de 32 anos será no dia 1° de junho. A rotina de Rosie se resume a comer, dormir, usar a caixa de areia.

Confira alguns cuidados para garantir o bem-estar e prolongar os anos de vida dos animais:

1 – Mantenha as vacinas sempre em dia; 
2 – Mensalmente renove os medicamentos contra pulga e carrapato e dê a medicação contra vermes no tempo adequado; 
3 – Mantenha uma rotina de exercícios; 
4 – Respeite o tempo de descanso deles;
5 – Ofereça uma alimentação saudável e de qualidade;
6 – Leve seu bichinho para consultas veterinárias periódicas;
7 – Fique atento e cuide dos dentes; 
8 – Ofereça carinho e atenção.

Comentários