• 10/12/2021
  • por Resenha Politika

Animal

Cachorros que "agarram" as pernas das pessoas não querem sexo; saiba os motivos

Cachorros que "agarram" as pernas das pessoas não querem sexo; saiba os motivos

Um comportamento natural dos cães, que muitas vezes é retratado como humor em filmes e séries, mas que deixa muita gente constrangida quando acontece com o próprio cachorro. É comum que os animais se apeguem a objetos, como almofadas, travesseiros ou bichinhos de pelúcia, assim como também acontece de o pet acabar agarrando a perna do tutor – ou, em pior caso, nas pernas das visitas.

Antes de mais nada, é preciso entender que, ao contrário do que se parece, esse tipo de comportamento dos cães não necessariamente significa que os pets são uns pervertidos – até porque eles não têm esse tipo de pensamento. É comum também que cachorros machos montem em cães machos, fêmeas montem em fêmeas e também em machos, animais de outras espécies, e por aí vai.

Para os cachorros, agarrar as pernas das pessoas ou a outros animais é mais uma forma que os pets têm de se comunicar. Com outros cães, por exemplo, pode se tratar de uma brincadeira ou disputa de hierarquia. Cachorros filhotes e adultos costumam repetir os movimentos de cópula em outros animais durante a brincadeira de força e submissão. Este é um comportamento equivalente a “brincadeira de lutinha” que algumas crianças fazem, para ver quem é mais forte.

Essa é uma brincadeira comum entre os cães, mas nem todos eles aceitam e, em alguns casos, pode acabar em briga. Por isso os tutores jamais devem incentivar esse tipo de comportamento – a menos que ambos brinquem sem gerar confusão.

Energia acumulada

Uma razão muito comum pela qual os cães agem dessa forma é para gastar energia acumulada, aliviar o estresse ou mesmo por puro tédio. Neste caso é importante que o tutor sempre estimule o cão com atividades e exercícios para que ele gaste todo o excesso de energia, como passeios e enriquecimento ambiental.

Tutores que têm mais de um cachorro em casa, provavelmente, já notaram que, ao voltar do banho, é comum que um dos cães atormente a vida do outro pet ao tentar montar nele,  isso se deve ao acúmulo de energia e agitação que os cães sentem após o banho.

Comentários