• 10/09/2018
  • por Gilberto Lira

Aprovada

Câmara de Cajazeiras aprova lei que prevê multa para quem maltratar ou abandonar animais

Câmara de Cajazeiras aprova lei que prevê multa para quem maltratar ou abandonar animais

A Câmara Municipal de Cajazeiras aprovou nesta segunda-feira (10), o projeto de lei que prevê multa de até R$ 200 mil para quem maltratar ou abandonar animais domésticos - cachorros ou gatos – em Cajazeiras. A lei deverá ser sancionada pelo prefeito José Aldemir (PP)

O projeto de lei 55.2018, de autoria do vereador Jucinério Félix (PPS), foi aprovado por unanimidade pela Casa. Serão considerados maus-tratos o abrigo dos animais em condições deficitárias, a privação de necessidades básicas como alimentação, até o espancamento.

Pelo texto, as multas para infração variam entre meio salário até dois salários mínimos. A cada reincidência de infração, a pena da multa será aplicada em dobro em relação a multa anteriormente aplicada. Além das multas previstas nesse artigo, o infrator também deverá arcar com todos os custos do tratamento veterinário e recuperação do animal maltratado.

As multas serão geradas pela Secretária de Saúde, através de boleto bancário, que constará o CPF do agressor.

Para Jucinério, o projeto em questão tem como objetivo punir os agressores e que os mesmo pensem duas vezes antes de qualquer ato.

“É bem sabido que se a multa doer no bolso, ela será mais temida. Infelizmente existem seres humanos que agem com feras brutais. Nesta fúria ou maldade atacam os mais fracos e, comumente, os animais que estão por perto e que são indefesos. Os animais têm sido vítimas constantes de maus tratos e precisamos coibir esta violência”, explicou o vereador.

Resenha Politika

Comentários