• 30/06/2022
  • por Resenha Politika

Covid-19

Casos na Paraíba e em Campina Grande dobram em uma semana, revela boletim da UFCG

Casos na Paraíba e em Campina Grande dobram em uma semana, revela boletim da UFCG

Dados do 105º boletim de pesquisa semanal realizada na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) pelo professor Josenildo Brito registram que os casos notificados de Covid-19 duplicaram nos últimos sete dias na Paraíba e em Campina Grande. "Evidências apontam para o início de uma quarta onda", alerta o pesquisador.

O estudo aponta que o estado e a cidade tiveram aumentos relevantes de 100,25% e 121,28%, respectivamente, passando de 2.448 para 4.902 em toda Paraíba e de 282 para 624 em Campina Grande. Os números de óbitos também aumentaram expressivamente: na semana de 11 a 18 de junho, a Paraíba registrou apenas um óbito; na semana passada, chegou a 18.

Nos casos confirmados de covid, em números absolutos, a Paraíba ocupa o 15° lugar. Na incidência de casos/100 mil habitantes, o estado se coloca em 14° e em óbitos acumulados se posiciona em 18°.

Quarta Onda

 A pesquisa ilustra possíveis fatores que podem contribuir para uma iminente quarta onda de covid-19 no estado. Além da movimentação da curva, em tendência ascendente, a liberação do uso de máscaras, a variante ômicron e suas subvariantes, estagnação da vacinação e aglomeração em eventos - com os festejos juninos - favorecem a transmissibilidade do vírus.

Subnotificação e testagem
O pesquisador destaca que a curva de novos casos na Paraíba parece não ser real; pois, “há indícios de grande subnotificação e a busca pelo atendimento e testagem nos postos de saúde e unidades de pronto atendimento, privadas ou públicas, parece ser menor e, outro aspecto a se considerar, é a falta de consistência e confiabilidade nos dados que são publicados”.

A pesquisa

O estudo é realizado pelo professor Josenildo Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), com a colaboração do aluno Pedro Mateus Barbosa.

Desde abril de 2019, após o surgimento dos primeiros casos de Covid-19 no país, a pesquisa produz semanalmente Boletim Informativo sobre projeções e gráficos de casos e óbitos decorrentes da pandemia.

As projeções concentram-se nas curvas de crescimento no Brasil, São Paulo, Paraíba, João Pessoa e Campina Grande. O método aplicado é conhecido como Previsão de Demanda: muito utilizado por empresas para calcular qual seria a demanda futura de determinado produto baseado no que aconteceu no passado. O grau de assertividade da pesquisa tem sido de quase 100%.

Clique aqui para acessar o relatório na íntegra.

(Ascom UFCG)

Comentários