• 04/03/2024
  • por Resenha Politika

Saúde

Central de Transplantes da Paraíba registra segunda doação de coração em 2024

Central de Transplantes da Paraíba registra segunda doação de coração em 2024

A Central de Transplantes da Paraíba registrou a segunda doação de coração deste ano. O procedimento foi realizado, na manhã deste domingo (3), em Campina Grande. O paciente doador foi um jovem de 25 anos vítima de um Trauma Crânio Encefálico (TCE) ocasionado por um acidente de moto.  Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Trauma quando teve a morte encefálica confirmada após a realização de três exames comprobatórios e o procedimento foi autorizado pela família.

“A decisão é dolorosa, mas eu acho que se a pessoa já fez a sua missão, vai deixar só boas lembranças, e os órgãos estão em condições, então nós achamos melhor doar, para que outras pessoas pudessem viver, através dessa ação. Eu comparo a uma semente, que quando germina pode gerar vários frutos, e assim é o meu filho”, conta Marcos Rosângelo, pai do doador.

Com a permissão familiar, foram doados, além do coração, o fígado, os dois rins e as córneas. A equipe captadora pousou no heliporto do hospital por volta das 8h.

O coração foi recebido por uma mulher de 23 anos do estado de Pernambuco, o fígado foi levado para um homem de 53 anos do Distrito Federal, o rim direito tirou da hemodiálise um homem do Rio Grande do Norte, e o rim esquerdo beneficiou uma paraibana, de 47 anos. As córneas foram enviadas ao Banco de Olhos.

A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, destaca que essa foi a segunda doação em um intervalo de 72h.

“Esta conquista é um testemunho do compromisso incansável de nossa equipe e da Secretaria de Saúde da Paraíba em salvar vidas através da generosidade e da solidariedade humana. Neste recente ato de amor ao próximo, vemos mais uma vez que não há distância que possa impedir o dom da vida. Neste momento, é crucial reconhecer e honrar a família que, em meio à sua própria dor, teve a coragem e a generosidade de autorizar esta doação. Minha gratidão e respeito à toda equipe envolvida”, enfatizou.

Este é o segundo coração doado em 2024 na Paraíba e a nona doação de múltiplos órgãos do ano no estado. Aguardam na lista de espera, 329 pessoas por uma córnea, cinco por um coração, 23 por um fígado e 179 por um rim.
 

Comentários