• 13/05/2023
  • por Resenha Politika

Chico Mendes destaca importância do PPA Participativo em João Pessoa

Chico Mendes destaca importância do PPA Participativo em João Pessoa

Líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual Chico Mendes, participou no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, da plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) nacional. O evento aconteceu na manhã deste sábado (13).

O governador e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), João Azevêdo esteve no evento, que contou ainda com as presenças do secretário-geral da Presidência da República, ministro Márcio Mâcedo, e do secretário nacional da Participação Social, Renato Simões. 

"O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública organizado em programas, estruturado em ações, que resultem em bens e serviços para a população", explicou


PPA – O PPA é estabelecido por lei, com vigência de quatro anos. Ele se inicia no segundo ano de mandato de um presidente e se prolonga até o final do primeiro ano do mandato de seu sucessor. Durante sua vigência, o PPA norteia a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). A Constituição Federal determina também que os planos e programas nacionais, regionais e setoriais sejam elaborados em consonância com o PPA.

 

Comentários