• 20/11/2023
  • por Resenha Politika

Entrevista

Cidadão não sabe quanto paga de imposto, diz Aguinaldo Ribeiro no Canal Livre da Band

Cidadão não sabe quanto paga de imposto, diz Aguinaldo Ribeiro no Canal Livre da Band

O texto da reforma tributária volta à discussão na Câmara depois de sofrer alteração no Senado. A possibilidade é de aprovar. E na avaliação do relator do projeto na Câmara, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro do Progressistas da Paraíba, a aprovação pode dar um grande salto no sistema tributário do Brasil.

“Teremos um grande salto. Primeiro porque 80% do custo, do chamado custo Brasil reside no sistema tributário. Se olhar para o próprio Supremo Tribunal Federal, a maior parte do litígio está na questão tributária. E todos nós pagamos esse custo, né? Então isso vai dar de fato um ganho no ambiente de negócios, na competividade do país e isso já aconteceu nos países que adotaram o IVA”, disse durante participação no Canal Livre deste domingo (19).

Aguinaldo Ribeiro também destacou o Brasil está enfrentando um problema que outros países já venceram há muito tempo.

“Nós estamos, na verdade, tratando e enfrentando um problema que os outros países já venceram há muito tempo. Hoje a gente está se rediscutindo a tributação sobre renda e patrimônio sobre nova tecnologia, sobre esse ambiente sustentável mundo verde. De fato, nós vamos ter um impacto extremamente positivo no país. Nós vamos reduzir, com a simplificação, o compliance nas empresas, a insegurança jurídica, trazer transparência”, explicou.

O deputado também afirmou que o cidadão brasileiro não sabe quanto paga de imposto e que isso é um peso grande para o país.

“O grande problema do país é que nós não sabemos quanto nós pagamos imposto. O cidadão não sabe quanto paga. É porque nós cobramos por dentro de forma acumulativa, está embutido no preço? E isso, de fato, traz um peso muito grande para o país. Nós vamos ter vários estudos. Inclusive apontam um crescimento econômico de alguns pontos percentuais aí de 12 até 20%”, completou.

Band

Comentários