• 16/08/2023
  • por Resenha Politika

Brasília

Comissão aprova projeto que amplia recursos para financiamento de equipamentos para pessoa com deficiência

Comissão aprova projeto que amplia recursos para financiamento de equipamentos para pessoa com deficiência

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou proposta pela qual 0,5% dos dividendos pagos à União por empresas públicas, como a Caixa Econômica Federal, e sociedades de economia mista, como o Banco do Brasil e a Petrobras, sejam usados para reduzir o custo do financiamento de equipamentos adquiridos por pessoas com deficiência.

Foi aprovado o substitutivo elaborado pela relatora, deputada Soraya Santos (PL-RJ), para o Projeto de Lei 428/23, do deputado Lula da Fonte (PP-PE). “Foram tão somente pequenas alterações de redação em alguns dispositivos do projeto, de modo a deixá-los mais claros, sem alterar a intenção original”, disse a relatora.

Autor da proposta, o deputado Lula da Fonte explicou que atualmente a Lei 12.613/12 já prevê financiamentos em bancos oficiais com redução de taxas de juros, por meio de subsídios do governo, e de encargos na aquisição de bens e serviços de tecnologia assistiva por pessoas com deficiência.

“Por meio dessa linha de crédito, é possível financiar, no BB e na Caixa, cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, órteses, próteses, andadores, adaptações em imóvel residencial, entre outros produtos de tecnologia assistiva”, disse Lula da Fonte. Com o projeto, a ideia é evitar a falta de recursos para essas operações.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comentários