• 14/10/2022
  • por Resenha Politika

Comissão cobra informações sobre conclusão de obras em estádios paraibanos

Comissão cobra informações sobre conclusão de obras em estádios paraibanos

A Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, coordenada pelo Ministério Público da Paraíba, realizou, nessa quinta-feira (14/10), uma reunião para avaliar a situação dos estádios que estão sendo usados na segunda divisão do campeonato paraibano de 2022 e na primeira divisão de 2023.

A reunião foi presidida pelo coordenador da comissão e do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor do MPPB, Valberto Lira; o capitão da PM Eduardo Monteiro; o tenente-coronel Tiago Aragão e o tenente Ewerton Maciel, do Corpo de Bombeiros; a presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michele Ramalho; o representante do Crea-PB, Corjesu Paiva; os representantes da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Giovani Alencar e Stefano Wanderley; e o representante da Femar, Severino Ferreira.

Na reunião, a PM e o Corpo de Bombeiros fizeram exposições sobre os estádios “Almeidão” e “Amigão”. Ficou constatado que não houve por parte da gestão a comunicação da conclusão das obras que estão sendo realizadas nos dois estádios, o que impossibilita o retorno dos órgãos integrantes da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios.

De acordo com Valberto Lira, ficou decidido que a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Crea-PB só vão comparecer aos dois estádios após o recebimento pelo Nudetor de comunicado de conclusão da execução das obras que estão sendo realizadas. 

Em relação aos laudos de condições sanitárias e de higiene dos dois estádios, o procurador explicou que é necessária a apresentação de novos laudos para que sejam analisadas as recomendações a serem executadas pelo gestor, com apresentação de cronograma.

O coordenador Valberto Lira informou ainda que, com relação ao “Complexo Esportivo Ronaldão” na cidade de Pedras de Fogo, foi decidido que o gestor deverá apresentar, por ofício, cronograma para execução do projeto aprovado pelos bombeiros. Também deverá ser apresentado o projeto arquitetônico, com a devida anotação de responsabilidade técnica (ART) junto ao Crea-PB, para análise.

Valberto Lira informou também que, já antevendo a indicação dos estádios “Zé Cavalcante”, em Patos, e “Marizão”, em Sousa, para jogos do campeonato do ano de 2023, as Prefeituras deverão comunicar ao Nudetor o cumprimento do cronograma de execução das obras, assumidos, por ajustamento de conduta. Ficou acordado que a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Crea-PB só comparecerão aos estádios após o recebimento desse comunicado oficial. “Esclareça-se, por oportuno, que se a comunicação não corresponder à verdade, o que poderá ser constatada em visita prévia, serão buscadas as responsabilizações pelas informações inverídicas”, alertou o procurador.

Comentários