• 24/08/2021
  • por Resenha Politika

Futebol

Comissão de Ética da CBF afasta denúncia de assédio sexual e pune Caboclo por 15 meses

Comissão de Ética da CBF afasta denúncia de assédio sexual e pune Caboclo por 15 meses

A Comissão de Ética da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiu afastar o atual presidente da entidade, Rogério Caboclo, por 15 meses (três já cumpridos) por "conduta inapropriada", após investigar as denúncias de assédio sexual e moral apresentadas por uma funcionária da entidade.

O órgão entendeu que não ocorreram os dois tipos de assédios argumentados pela funcionária autora das denúncias - apresentadas em 4 de junho.

Após quase três meses de investigação, o grupo classificou os áudios apresentados e comportamentos relatados em depoimentos apenas como "conduta inapropriada".

Agora, a determinação da Comissão de Ética será apresentada agora para votação dos presidentes de Federações estaduais.

A punição apenas poderá ser implementada se aprovada por três quartos das 27 Federações de futebol, em assembleia geral a ser convocada nos próximos dias.

Cabe ressaltar que, inicialmente, a assembleia estava marcada para esta quarta-feira, mas foi suspensa pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem ainda nesta terça.

Enquanto Caboclo está afastado, a presidência da Confederação é ocupada por Coronel Nunes.

Um fato, aliás, chamou a atenção dos presentes. Em um primeiro momento, os responsáveis pelo julgamento votaram por uma punição de 12 meses, sendo três deles já cumpridos. No entanto, ao serem informados que o afastamento se encerraria em nove meses e poderia permitir um retorno de Caboclo ainda no primeiro semestre de 2022 - com possibilidade de participar da eleição visando o mandato 2023-2027, eles trocaram o voto para um afastamento por 15 meses (sendo três já cumpridos).

A decisão foi comunicada aos advogados de Rogério Caboclo em vídeo-conferência realizada na tarde desta terça-feira (24).

ESPN

Comentários